Publicado em:
5/7/2022
-
Atualizado em:
5/9/2023

Conheça as áreas de atuação do corretor de imóveis e como a contabilidade pode ajudá-las

Ao contrário do que alguns podem pensar, existem áreas de atuação do corretor de imóveis que envolvem mais do que apenas vender moradias e estabelecimentos. No mercado imobiliário, também existem outras ocupações que estes profissionais podem exercer. 

Porém, assim como em qualquer outra profissão, cada área diferente necessita de habilidades próprias e, em alguns casos, de uma formação para que ela possa ser exercida tanto dentro da lei como também, com mais profissionalismo. 

Então, se você ficou interessado em saber quais as áreas de atuação do corretor de imóveis, não deixe de acompanhar todas as informações que separamos especialmente para você neste artigo. Confira: 

Como é a profissão do corretor de imóveis?

Antes de conhecer todas as áreas de atuação do corretor de imóveis, é interessante que se tenha em mente todos os detalhes sobre essa profissão. Afinal, na maioria das opções, o profissional precisa ter essa base como o seu ponto de partida. 

Sendo assim, o corretor de imóveis tem como principal função ser responsável por auxiliar na compra, venda ou locação de imóveis. Para isso, o ideal é que apresente um perfil comunicativo e tenha boas habilidades de negociação. 

Na maioria das áreas de atuação do corretor de imóveis, a sua remuneração vai depender da sua comissão sobre os contratos fechados. Dessa forma, o corretor precisa sempre manter uma certa quantidade de vendas para receber o seu pagamento. 

Leia também: Corretor de imóvel x consultor de imóveis: Existe diferença?

Captação: uma das opções entre as áreas de atuação do corretor de imóveis

Uma das áreas de atuação do corretor de imóveis que é bem conhecida é a de captação. Aqui, o corretor é responsável por captar boas oportunidades de imóveis que serão, posteriormente, vendidas por outros corretores. 

Porém, se você pensa que ele faz apenas essa tarefa diariamente durante o seu horário de trabalho, está enganado. Além de encontrar boas oportunidades de negócio, o corretor de imóveis dessa área também: 

  • Ajuda na inclusão de novas oportunidades de imóveis na carteira dos outros corretores da imobiliária;
  • Realiza a parte de formalização da compra e venda de imóveis ao verificar as documentações necessárias e trata de todos os detalhes burocráticos;

Outra opção entre as áreas de atuação do corretor de imóveis é a de avaliação

A avaliação de imóveis é outra opção entre as áreas de atuação do corretor de imóveis que os profissionais deste ramo podem explorar para exercer. No entanto, para isso, ele precisa ter algumas formações e cadastro específico.

Portanto, o corretor de imóveis deve ter uma formação no curso de Avaliação de Imóveis e também, o registro no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários) para avaliar propriedades. 

Um profissional dessa área pode ser requisitado tanto por pessoas físicas quanto por empresas. Afinal, é ele que emite o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica) que define o valor do imóvel no mercado. 

Corretores de imóveis também podem atuar na prospecção de área

Como outra opção nas áreas de atuação do corretor de imóveis, também existe a de prospecção de área. Aqui, o corretor trabalha principalmente para as empresas que são construtoras e incorporadoras. 

No entanto, além de já atuar como corretor de imóveis, o profissional também precisa ter um bom conhecimento sobre a ocupação de solo onde estiver localizado o terreno do qual ele indicar para a empresa, além da legislação relacionada à área. 

Normalmente, essa é uma das áreas de atuação do corretor de imóveis que oferece oportunidade de bons rendimentos. Isso porque, ao encontrar e sugerir grandes áreas que podem ser viabilizadas, a comissão é mais alta. 

Gestor de fundos imobiliários ou administrador de imóveis

Essas são outras duas opções de áreas de atuação do corretor de imóveis. Na primeira, a atividade do profissional é a de gerenciar algumas carteiras de investidores. Sendo assim, é ideal para quem gosta e tem conhecimento de impostos, rentabilidade, taxas e afins. 

Já como administrador de imóveis, o corretor tem outras atividades como, por exemplo:

  • Gestão de condomínios residenciais: onde o recebimento do valor do condomínio, a aplicação desse dinheiro e a prestação de contas do mesmo ficam sob sua responsabilidade;
  • Gestão de locação: Aqui, existe a possibilidade de receber uma comissão fixa, pois o profissional vai receber valores mais estáveis e regulares;
  • Solução de disputas: Normalmente, o corretor da área administrativa entra como o agente de resolução amigável entre disputas de imóveis, sejam elas familiares ou judiciais;

A oportunidade do mercado de luxo 

O mercado de imóveis de luxo é outra das áreas de atuação do corretor de imóveis que vem ganhando destaque nos últimos anos. Mas, por se tratar de um segmento diferente do tradicional, o corretor de imóveis precisa de uma especialização. 

Isso porque, tanto os imóveis como os compradores vão apresentar características diferentes, e o corretor precisa saber dar as informações necessárias e explicar os principais diferenciais daqueles imóveis. 

As vantagens dessa área são muitas, pois normalmente, as comissões são mais altas e as transações mais rápidas, devido às documentações mais qualificadas. Além disso, os clientes são mais propícios a indicar os serviços para quem conhecem. 

Saiba como a contabilidade digital pode ajudar todas as áreas de atuação do corretor de imóveis 

Ao longo deste artigo, apresentamos diversas áreas de atuação do corretor de imóveis. Em cada uma delas, existem vários detalhes que envolvem a administração de sua própria carreira. Afinal, independente da área, os corretores são normalmente contratados como PJ. 

Com o dia a dia corrido, fica difícil para muitos profissionais realizar o acompanhamento adequado de todas as questões burocráticas que envolvem o seu CNPJ como, por exemplo, a emissão de notas fiscais e o pagamento de impostos. Por isso, contar com os serviços de uma contabilidade digital como a AccountTech é essencial.

Aqui, nós oferecemos os principais serviços de uma contabilidade digital, mas com um diferencial: temos a nossa plataforma com integração a uma conta bancária digital PJ grátis. Assim, tudo fica em um só lugar e é bem mais simples de controlar. 

Além disso, todos os nossos clientes têm acesso a um excelente clube de benefícios, que possui parceria com empresas que fornecem plano de saúde, curso de inglês, plataforma de contratação, contas bancárias, soluções em crédito e muito mais!

Preencha o formulário abaixo e saiba tudo o que a AccountTech pode fazer por você! 

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts