23/12/2021

Corretor de imóveis: tenho CRECI de São Paulo, posso atuar em outro estado?

“Tenho CRECI de São Paulo, posso vender em outro estado?”. Eis uma questão frequente entre os corretores de imóveis, que, por vezes, ficam confusos quanto a essa possibilidade.

O CRECI é o órgão regulamentador da profissão dos corretores de imóveis, assim como é o documento que permite ao profissional atuar de maneira legal dentro do mercado imobiliário. 

Aqui no blog, você encontra vários artigos falando sobre o CRECI, esclarecendo as principais dúvidas acerca do assunto e também ensinando o passo a passo de como solicitar o registro.

Confira o texto abaixo em que responderemos se é possível ou não, tendo o CRECI de São Paulo, atuar em outro estado e o que deve ser feito para exercer a profissão legalmente.

 

Leia também: Passo a passo de como tirar o CRECI jurídico


Corretor com CRECI em São Paulo pode atuar em outro estado?

Corretor com CRECI São Paulo pode atuar em outro estado?

Sim. Mas desde que o (a) corretor (a) tenha a devida autorização para trabalhar legalmente. 

Para atuar em outro estado, é necessário que o profissional faça a solicitação de um exercício eventual ou de uma inscrição secundária, também conhecida como “inscrição suplementar”

Falaremos mais detalhadamente sobre cada uma delas a seguir:

 

1 - Exercício eventual

O ‘exercício eventual’ refere-se a uma concessão de 120 dias para que o corretor ou corretora possa atuar em outro estado, após o pagamento de anuidade proporcional a este período.

É um procedimento bem simples. Basta solicitar uma certidão para fins de exercício eventual no regional CRECI de origem e apresentar essa mesma certidão no regional de interesse.

A continuidade do exercício eventual acima do período estipulado de 120 dias, no entanto, será possível apenas mediante inscrição secundária. 

 

2 - Inscrição Secundária (inscrição suplementar)

Caso o corretor queira intermediar no CRECI de São Paulo e o de interesse, o corretor ou corretora deve solicitar a inscrição secundária, e assim atuar nos dois estados sem problemas.

Contudo, neste caso, o profissional terá de arcar com a anuidade do CRECI de São Paulo (o de origem) e o CRECI de interesse. O que, muitas vezes, é visto como desvantagem. 

 

Leia também: CRECI: posso abrir uma empresa de corretagem sem possuir o registro de pessoa física?

 

Vou mudar definitivamente de estado. O que fazer?

Corretor de imóveis mudar de estado

Se você está planejando deixar de exercer atividades em São Paulo, há a opção de pedir transferência da inscrição. Mas, após a homologação, não poderá mais atuar no antigo estado.

Para fazer a transferência da sua inscrição no CRECI São Paulo, é preciso do requerimento dirigido ao Presidente do CRECI e solicitar a transferência para outro Conselho Regional. 

Vale ressaltar que, para ser aprovada, o (a) corretor (a) deve estar quite com o pagamento de anuidades, multas e emolumentos devidos e não responder a processo disciplinar.

 

Leia também: Trabalhar como PJ é vantajoso? Saiba mais sobre o assunto!

 

Devo consultar o contador para fazer a mudança?

corretor de imóveis atuar em outros estados

Consultar um contador pode ser uma excelente maneira de reduzir o impacto no caixa do seu negócio enquanto estiver planejando sua mudaça de estado ou buscando expandir temporaria ou fixamente sua região de atuação como corretor (a) de imóveis. Ele guiará você quanto aos processos que envolvem a retirada do registro CRECI de outro estado, assim como também vai te orientar mais assertivamente na hora de definir qual é o melhor momento de realizar esse investimento.

Nós da AccountTech oferecemos suporte completo para o seu CNPJ, esteja você iniciando ou em busca de uma nova contabilidade, que se encaixe perfeitamente com o seu negócio. 

‍Seja qual for o seu problema, a Account está aqui para te ajudar. Quer mais? Você também terá conta digital PJ integrada com a plataforma, além de vários outros benefícios exclusivos.

Preencha o formulário abaixo para falar com um de nossos consultores. 
É simples e rápido!

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts