Publicado em:
6/8/2021
-
Atualizado em:
22/12/2023

Corretor de Seguros: como se tornar e quais as vantagens do trabalho PJ

Você atua ou tem interesse em atuar como um corretor de seguros? Para quem não está acostumado com esse ramo, pode sentir que, de início, as atribuições da profissão não são muito claras.


No entanto, o corretor de seguros tem um importante papel ao oferecer seus serviços em diferentes áreas como, por exemplo, na saúde, imobiliária, automobilística, e também, em objetos de valor que necessitam de um seguro próprio.


Sendo assim, juntamos neste artigo as principais informações sobre essa profissão e, principalmente, como você pode se tornar um corretor de seguros, quais são os requisitos e por fim, se vale a pena atuar nesse mercado como PJ. Confira:  

‍O que é e o que faz um corretor de seguros?

De forma simples, podemos dizer que o corretor de seguros é quem vende os seguros e oferece todo o suporte técnico aos seus clientes além de prestar todo o atendimento quando for necessário. 

Dessa forma, ele atua como um intermediário entre alguma seguradora e seus clientes. Para isso, ele pode ser contratado no mercado de duas formas: como pessoa física ou como pessoa jurídica (PJ). O corretor de seguros também é responsável por:

  • Analisar riscos e verificar possibilidades de prejuízos;
  • Indicar apólices mais assertivas para os seus clientes;
  • Realizar todo o processo de assessoria do cliente;
  • Fazer a orientação correta sobre as cláusulas contratuais e condições de renovação.

Portanto, o corretor de seguros deve estar sempre informado sobre os produtos e serviços oferecidos pelas seguradoras. Dessa forma, ele consegue analisar as necessidades de seus clientes e oferecer as melhores opções. 

É importante que o corretor de seguros não deixe de se informar sobre as mudanças no mercado como, por exemplo, sobre as alterações em políticas, regulamentações e tendências emergentes que podem afetar a cobertura ou os preços. 

Leia mais | Você sabe o que é um síndico profissional?

Onde o corretor de seguros pode atuar? 

Duas mulheres conversando, uma é corretora de seguros e está oferecendo serviços para a outra, mostrando opções com um notbook no colo.

O corretor de seguros pode atuar tanto como um funcionário fixo em uma corretora de seguros como também, como autônomo (PF e PJ) e consultor. Alguns dos produtos que ele pode oferecer incluem: 

  • Alarmes de monitoramento;
  • Plano de saúde;
  • Plano de saúde para pets;
  • Seguro de vida;
  • Seguro para automóveis;
  • Consórcios;
  • Previdência Privada;
  • Segurança ocupacional, entre outros.

Por mais que o corretor de seguros tenha essas entre outras opções de mercado para atuar, os setores mais comuns nesta área são o da saúde, residência, automóveis, previdência e seguro de vida. 

Como se tornar um corretor de seguros?

Agora, vem uma pergunta importante: Como faço para me tornar um corretor de seguros? Bom, para isso, é preciso obter a certificação da ENS (Escola de Negócios e Seguros) para que você se torne um profissional apto na função. 

Após essa formação, é necessário também se inscrever no IBRACOR (Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado) e realizar o pagamento das taxas necessárias da instituição. 

Depois disso, basta o corretor de seguros escolher qual é a área que ele deseja atuar e firmar parcerias com as seguradoras de seu interesse. Assim, será possível ofertar para os clientes as melhores opções em preços e condições.

O que precisa para ser corretor de seguros?

Então, em resumo, para você ser um corretor de seguros e atuar de forma regular no mercado, é necessário ter o ensino médico completo e ser maior de 18 anos. Obter o certificado da ENS e se inscrever no IBRACOR. 

Vale a pena ser um corretor de seguros PJ?

Para o corretor de seguros, assim como acontece com outros profissionais que são prestadores de serviço e trabalham como pessoa física, a carga tributária em impostos é alta, com valores que chegam a até 27,5%. 


Mas, existe uma forma de abaixar essa contribuição ao abrir um CNPJ, e passar a trabalhar como um prestador de serviços PJ. Ao abrir uma ME pelo regime tributário do Simples Nacional, por exemplo, essa alíquota pode ir para 6%


Os corretores de seguros se enquadram no Anexo V do Simples Nacional, com alíquotas a partir de 15%. Mas, se for aplicado o Fator R e o cálculo for maior ou igual a 28%, o corretor pode ser tributado pelo Anexo III, que inicia em 6% as suas alíquotas.


Ou seja, se olharmos apenas pela parte tributária, na grande maioria dos casos já vale a pena ser um corretor de seguros PJ. Mas, as vantagens não estão apenas nesse ponto. Confira no próximo tópico, outros benefícios de ser PJ.

Vantagens em ser um corretor de seguros PJ

vantagens de ser corretor

Além da vantagem tributária que apresentamos anteriormente, o corretor de seguros PJ ainda possui outras vantagens ao abrir um CNPJ. Essas, não só ajudam a economizar como também, podem fazer toda a diferença no dia a dia desse profissional. Veja:

  • Redução significativa nos valores em impostos;
  • Pode emitir nota fiscal;
  • Descontos em planos de saúde, linhas de crédito diferenciadas, descontos em automóveis, dentre outros;
  • Maior credibilidade na sua imagem como profissional;
  • Mais facilidade na solicitação de financiamentos, crédito e incentivos bancários;
  • Mais oportunidades de trabalho, já que alguns locais contratam apenas PJ;
  • Possibilidade de comprar automóveis com grande desconto diretamente na fábrica.

Ou seja, as vantagens em atuar como um corretor de seguros PJ vão muito além de apenas economizar em impostos. E aqui na AccountTech, você se beneficia ainda do serviço de abertura grátis no nosso plano anual e Benefícios exclusivos dos nossos parceiros.

Com isso, você consegue ter acesso a academias como Smart Fit e Bio Ritmo pelo TotalPass, planos exclusivos na Vivo, descontos para estudar na CNA GO, São Judas, Descomplica, e muito mais!


Leia também | Fator R do Simples Nacional: Como funciona?

Como abrir um CNPJ como corretor de seguros

Abrir um CNPJ como corretor de seguros é mais fácil e rápido do que se imagina, e a AccounTech está aqui para ajudar você nesse processo e aproveitar todos os benefícios de um CNPJ sem preocupações. 


Ao contratar qualquer um de nossos planos anuais, o serviço de abertura da sua empresa é grátis! Além disso, você ainda pode ter a sua conta PJ grátis integrada na plataforma, o que simplifica o seu dia a dia.

Entre em contato com um de nossos consultores pelo formulário disponível logo abaixo e faça a sua simulação personalizada, gratuita e sem compromisso! 

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts