6/8/2021

Corretor de Seguros: como se tornar e quais as vantagens do trabalho PJ

Ao escolher um plano de saúde, muitas dúvidas podem surgir na hora da contratação, por exemplo: qual é a melhor cobertura? Há valor de coparticipação? Que acomodação escolher?

Estas são questões importantes e que devem ser levadas em consideração antes de fechar o contrato. No entanto, com tantas informações necessárias para fazer uma boa escolha ‘custo x benefício’, é preciso contar com alguém que entenda sobre o assunto e seja de confiança. 

E é nesse momento que entra o corretor de seguros de saúde

Mas, afinal, o que fazem esses corretores? Como eles podem ajudar a encontrar o plano de saúde ideal para o seu negócio? Leia este artigo e entenda mais sobre os corretores de saúde.

Leia mais: Você sabe o que é um síndico profissional?


O que é um corretor de seguros de saúde e o que faz

o que faz o corretor de seguro

O corretor de seguros de saúde é um profissional especializado em oferecer a melhor assessoria para ajudar a contratar o plano mais adequado às necessidades de uma empresa. 

Em suma, sua principal função é ser o intermediador entre a empresa e as operadoras de seguro, durante a contratação do plano de saúde. Sua responsabilidade é repassar os valores, as funcionalidades do plano e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir. 

Através dele, o cliente tem acesso às cotações e todos os produtos do mercado, sem a necessidade de outro ponto de contato. O que, consequentemente, faz com que ele simplifique a compreensão do produto para os clientes e negociar as melhores condições.

Além disso, o corretor de saúde também é o gerenciador de todo o processo que envolve a contratação e utilização dos serviços, mas suas atividades não param por aí. Confira abaixo:

  • Conhecer a realidade da empresa; 
  • Procurar planos que atendam da melhor forma às necessidades específicas; 
  • Apresentar o melhor custo-benefício;
  • Proporcionar atendimento de qualidade; 
  • Sanar possíveis dúvidas dos clientes; 
  • Preencher os formulários dos segurados e enviar a documentação para a seguradora; 
  • Auxiliar na parte burocrática (renovação de contratos, propostas, boletos, etc.); 
  • Acompanhar os sinistros e colaborar para a sua diminuição - quando o seguro é acionado sem motivo e mais vezes do que o necessário; 
  • Oferecer o suporte necessário antes, durante e após o fechamento da venda.

Concluindo, o corretor de saúde auxilia na escolha da opção mais adequada a cada cliente, levando em consideração suas necessidades, prioridades e quanto está disposto a pagar. 

O que é necessário para se tornar um corretor de saúde

como ser um corretor

Segundo um levantamento realizado pela revista Valor Econômico, o setor aumentou em torno de 11% em 2019, comprovando que a profissão de corretor de seguros possui grande potencial de crescimento. Por essa razão, houve muita procura em como se tornar corretor.

Essa é uma ótima atividade para quem possui perfil empreendedor e busca flexibilidade na carreira, além de ganhos altos. No Brasil, o valor médio de corretagem é de 20% dos custos do seguro, percentual que está entre os mais elevados do mundo. Ou seja, é muito lucrativo.

É ou não é um mercado bastante promissor? 

No entanto, desde a desregulamentação do segmento que ocorreu em Novembro de 2019, inúmeros dúvidas surgiram acerca de como se tornar um corretor de seguros de saúde. Mas a verdade é que não houve grandes mudanças no processo, que é dividido em quatro etapas.

Explicaremos o passo a passo logo abaixo:


1 - Obter certificação da ENS (antiga FUNENSEG)

Se qualificar é o primeiro passo para quem deseja se tornar um corretor de seguros. A ENS (Escola de Negócios e Seguros) é reconhecida como a única instituição habilitada na formação destes profissionais. De acordo com o site, são três habilitações que podem ser realizadas juntas ou separadas: Capitalização, Vida e Previdência e Demais Ramos. 

Ao final, o aluno aprovado recebe o certificado digital que permite a obtenção do registro profissional emitido pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.


2 - Inscrição no IBRACOR

O IBRACOR é considerado como uma instituição autorreguladora dos corretores de seguros pela SUSEP. Com a desregulamentação em 11/2019, todo o procedimento de filiação e cadastro passou a ser realizado através do site do IBRACOR e, para isso, é exigida a certificação oficial concedida pela Instituição oficial de ensino e certificação (ENS). 

A documentação solicitada pelo IBRACOR é semelhante a da SUSEP. A única diferença é quanto a tarifa, que varia para o serviço de inscrição do registro PF ou PJ. Para saber mais sobre valores e outras informações, acesse a página da IBRACOR (basta clicar aqui).


3 - Escolher entre ser PF ou PJ

Assim que o profissional recebe seu certificado da ENS e já fez o registro ao IBRACOR, é hora de ele escolher se prefere atuar como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, uma questão bastante determinante para quem está iniciando no negócio. Cada uma dessas opções têm suas particularidades, porém, saiba que os Corretores de Saúde PJ têm muito mais vantagens! 

Falaremos sobre os principais benefícios de ser PJ logo abaixo.


4 - Efetuar o Cadastro nas Seguradoras

Assim que o corretor está com tudo pronto, registros e a empresa aberta, é o momento de cadastrar a corretora nas seguradoras para assim iniciar as vendas. É recomendado que o profissional já tenha decidido quais tipos de seguros vender, que neste caso são os de saúde, e também quais são as principais seguradoras que atuam com esses produtos.

Para isso, basta pesquisar o site das seguradoras e entrar na seção de corretores de seguros para ver os documentos necessários, que não costumam diferir muito de uma para a outra.


Leia mais: Passo a passo de como tirar o CRECI jurídico

Vantagens de ser corretor de seguro saúde PJ

vantagens de ser corretor

Como dito acima, depois que o corretor recebe o certificado da ENS e o registro ao IBRACOR, antes de começar a trabalhar, é necessário decidir se irá atuar como PF ou PJ. 

Ter um CNPJ, no entanto, é bem mais vantajoso para o profissional. Tanto em relação a valores quanto a benefícios que o modelo autônomo não oferece. Veja a seguir quais são:

  • Diversas seguradoras pagam comissões maiores para corretores PJ;
  • Corretor de seguros com CNPJ economizam até 50% em impostos, pois, recebem seus rendimentos mediante emissão de uma Nota Fiscal (6% de imposto sobre a comissão, 11% INSS Pessoa jurídica e com flexibilidade de escolha, 0 a 2% de ISS):
  • Acesso a benefícios exclusivos para empresas (linhas de crédito com taxas especiais);
  • Possibilidade de ter um nome fantasia (criar uma marca);
  • Todos os impostos são pagos em única guia;
  • Benefícios referentes ao INSS.

Estas são apenas algumas das vantagens que o corretor de seguro de saúde pode desfrutar ao abrir um CNPJ. Algumas seguradoras, por exemplo, estão incentivando a regularização dos corretores ao não contratar aqueles que preferiram atuar como PF. Ou seja, além de tudo o que foi dito anteriormente, ser PJ também dará a você maiores chances de negócios.


Leia mais: Corretor: ser autônomo ou ter um CNPJ?

Como abrir um CNPJ como corretor de seguros

Como abrir um CNPJ

Abrir um CNPJ como corretor é mais fácil e rápido do que se imagina e a AccounTech está aqui para ajudar você nesse processo e aproveitar todos os benefícios de um CNPJ sem preocupações. E o melhor: a abertura de CNPJ é grátis para assinantes da nossa plataforma.

Quer mais? Você também terá conta digital PJ integrada com a plataforma.

Tudo muito simples e rápido, sem dores de cabeça!

Você cuida do seu negócio, e a AccountTech da burocracia.

Entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui ou no chat localizado no canto direito da página, e venha conhecer nossos serviços.

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts