Publicado em:
7/4/2023
-
Atualizado em:
28/8/2023

Obrigatoriedade da emissão de NFS-e para MEI - O que muda?

A obrigatoriedade da emissão de NFS-e para MEI prestador de serviços foi prorrogada. Antes, estava prevista para o dia 3 de abril de 2023. Agora, o Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogou para 1º de setembro de 2023.

O motivo dessa prorrogação é de dar mais tempo para que os contribuintes e os fiscos possam se adaptar com as mudanças e o novo sistema. Sendo assim, a fase de testes vai se estender até o final de agosto de 2023.

Todas essas alterações na obrigatoriedade da emissão de NFS-e para MEI prestador de serviços foram trazidas pela Resolução CGSN n.º 172/2023, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

Por qual motivo foi feita a obrigatoriedade da emissão de NFS-e para MEI?

O principal objetivo nas mudanças da obrigatoriedade da emissão de NFS-e para MEI prestador de serviços é de facilitar o dia a dia do Microempreendedor Individual, já que a emissão de notas ficou mais simples

Antes, era necessário se adaptar ao sistema de cada Prefeitura, o que deixava o processo mais burocrático e demorado para as empresas. Com a mudança, as notas podem ser emitidas no mesmo local. 

Com isso, a obrigatoriedade da emissão de NFS-e para MEI na plataforma segue um padrão nacional. Essa mudança foi possível graças a diversas parcerias entre o SEBRAE, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a ABRASF, FNP, entre outras. 

A obrigatoriedade da emissão de NFS-e para MEI vale para todos os serviços prestados?

Uma das principais dúvidas sobre a obrigatoriedade da emissão de notas fiscais para MEI prestador de serviços é se a empresa vai ter que emitir a nota todas às vezes em que prestar algum serviço. 

A resposta para isso é que depende. As regras vão continuar as mesmas, ou seja, o MEI é obrigado a emitir nota fiscal nas seguintes situações:

  • Quando prestar serviços para outras pessoas jurídicas, seja empresas ou governo, independente do tamanho delas;
  • Quando o cliente que for pessoa física solicitar, seguindo o acordo com o Código de Defesa do Consumidor; 
  • Sempre que o MEI precisar enviar algum produto para o cliente, independentemente se for empresa ou pessoa física como, por exemplo, em uma venda pela internet, telefone ou catálogo;

Quais são as regras para ser MEI (Microempreendedor Individual)?

Para se tornar um MEI (Microempreendedor Individual), é preciso ter um faturamento anual de até R$81.000,00, o que representa R$6.750,00 mensais. E ainda, é proibido ser sócio ou ter algum sócio em outra empresa. 

Para ser MEI, também é preciso estar dentro da lista de atividades econômicas permitidas (CNAEs), que você pode consultar com facilidade no site do Gov.br

Alguns pontos interessantes sobre o MEI é que ele pode contratar um empregado que receba um salário mínimo ou então, o piso da categoria. Além disso, o MEI também tem direito aos benefícios sociais como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.

Leia também: Não pode ser MEI? Saiba como escolher e abrir o seu CNPJ

Emissão de notas fiscais para MEI pelo aplicativo

Obrigatoriedade da emissão de NFS-e para MEI pelo aplicativo do Simples Nacional

Com as mudanças e a obrigatoriedade da emissão de NFS-e para MEI, vale ressaltar que a mesma pode ser emitida também através de um aplicativo, o NFSe Mobile, disponível nas lojas de aplicativos dos celulares.

Mas, para quem preferir, também pode acessar o sistema através do desktop. Para isso, basta acessar o site pelo próprio sistema do Simples Nacional. Basta ir na aba “NFS-e MEI” e colocar os dados de Login nesta tela

Caso ainda não tenha feito nenhum acesso, deve-se fazer um breve cadastro. Para te auxiliar nessa tarefa, nós da AccountTech montamos um pequeno passo a passo que você pode seguir, basta clicar aqui para conferir. 

Leia também: Existe obrigatoriedade de emissão de nota fiscal para MEI? Entenda as regras.

Precisa de ajuda com o seu MEI? A AccountTech pode te ajudar!

Agora que você já descobriu mais detalhes sobre a obrigatoriedade da emissão de NFS-e para MEI, saiba que a AccountTech pode te ajudar! Como uma contabilidade digital, oferecemos suporte completo para o seu CNPJ. 

Caso ainda não tenha o seu MEI e pretende abrir o seu CNPJ, na AccountTech você pode fazer isso gratuitamente ao contratar o nosso plano anual. Além disso, também oferecemos um Clube de Benefícios exclusivo que te dá diversas vantagens em empresas que são referência no mercado. 

Entre em contato com um de nossos consultores e veja como a AccountTech pode facilitar o seu dia a dia. Para isso, basta preencher o formulário disponível para você logo abaixo. 

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts