Publicado em:
26/8/2022
-
Atualizado em:
29/8/2023

7 coisas que todo empreendedor deve saber

Assim que se inicia um negócio, existem algumas coisas que todo empreendedor deve saber para que a gestão do seu empreendimento tenha ainda mais chances de sucesso. Ou seja, que lhe ajudam a tomar as melhores decisões. 

Isso é útil, pois no mundo do empreendedorismo, é fácil se deparar com termos e conceitos que, na maioria dos casos, não conhecemos muito bem. Portanto, é importante se manter informado desde o planejamento estratégico até a contabilidade e gestão financeira. 

Para ajudar nessa missão, selecionamos neste artigo 7 coisas que todo empreendedor deve saber na hora de tocar o seu negócio. Tem interesse em saber quais são? Então, não deixe de conferir nos próximos tópicos desta leitura.   

1 - O planejamento estratégico está entre as primeiras coisas que todo empreendedor deve saber

Um negócio não existe sem um planejamento estratégico, e é por isso que essa é uma das primeiras coisas que todo empreendedor deve saber assim que decide iniciar no mercado. Não importa se o seu negócio é grande, médio, pequeno ou micro. O planejamento é essencial em todas as etapas. 

Dessa forma, o planejamento estratégico serve como uma ferramenta de gestão que visa mostrar a direção que a empresa deve seguir. Ou seja, deve mostrar metas e objetivos que precisam ser alcançados ao longo de um determinado tempo. 

O melhor é que essa é uma das coisas que todo empreendedor deve saber que não necessita de muitos recursos ou ferramentas. Apenas, que conheça sobre o seu negócio e tenha clareza sobre onde pretende chegar. 

2 - Uma visão clara sobre o mercado do qual faz parte

Outro fato que faz toda a diferença e que também está entre as 7 coisas que todo empreendedor deve saber é a visão sobre o mercado e também, o seu próprio negócio. Em outras palavras, ter na ponta da língua as respostas para as seguintes perguntas:

  • Quem é o meu cliente?
  • Quais são os meus concorrentes?
  • O que eu ofereço de diferente para o meu público?

Se a resposta ainda não for muito clara, o ideal é gastar um pouco de tempo e montar um plano de negócios. Dessa forma, este documento vai ajudar a mapear todas as oportunidades e, ao mesmo tempo, a responder esses questionamentos.

Leia também: 5 Aplicativos para facilitar a vida do micro e pequeno empreendedor

3 - Qual é a diferença entre custos, despesas e investimentos?

É claro que, entre as 7 coisas que todo empreendedor deve saber, não poderia faltar este assunto principal: A diferença entre custos, despesas e investimentos. No dia a dia, pode ser que estes termos sejam utilizados de forma equivocada, mas entender a diferença é essencial. 

As despesas, são os gastos corriqueiros, mas que não tem vínculo direto com os produtos ou serviços oferecidos. Já os custos, são aqueles gastos que têm relação direta com a produção, vendas ou então, prestação de serviços do seu negócio.

Por fim, por mais que os investimentos também sejam gastos, o que diferencia é que eles têm como objetivo gerar retorno financeiro para o seu negócio. Ele pode ser direcionado para vários setores da empresa, como infraestrutura, equipamentos, produção, entre outros. 

4 - Diferença entre custos fixos e variáveis

Mesa com papéis de gráficos e duas pessoas analisando

Saber a diferença entre custos fixos e variáveis é outra das coisas que todo empreendedor deve saber. Basicamente, os custos fixos e variáveis correspondem aos valores necessários para colocar o seu produto ou serviço à disposição. 

Os custos fixos são os que não mudam de acordo com o aumento ou diminuição das vendas, ou oferecimento dos serviços como, por exemplo, o custo do aluguel. Já os variáveis, são os que recebem influência do número de negócios realizados. 

Ou seja, os custos com materiais, comissão de vendedores, entre outros. Vale lembrar que, em alguns casos, o que é considerado um custo fixo pode virar um custo variável. Isso acontece, por exemplo, se a sua venda depende de uma fabricação e, por conta disso, gasta mais luz ou água.

5 - Capital de giro: O que é e qual a sua importância?   

Entre as coisas que todo empreendedor deve saber, o capital de giro com certeza já foi mencionado para você alguma vez. Mas, você sabe exatamente o que ele é e qual é a sua importância em qualquer negócio?

Pois bem, o capital de giro representa o montante necessário para que a empresa possa operar de forma eficiente. Ou seja, é o valor que vai manter o seu “caixa” funcionando. Ele pode ter a sua manutenção através de aplicações de dinheiro, integração de sócios ou empréstimos. 

A falta de um capital de giro pode causar problemas nas operações da empresa. Isso porque ela pode ficar sem recursos para a compra de materiais, produção ou prestação de serviços. Por isso, uma boa gestão desse recurso é essencial para manter o seu negócio saudável. 

6 - Noções de marketing e propaganda para o seu negócio

Ter alguma noção básica sobre marketing é uma das coisas que todo empreendedor deve saber. Afinal, é mostrando o seu serviço que você consegue alcançar os seus clientes e, assim, atingir os seus objetivos de venda. 

Dessa forma, é importante se familiarizar com os termos e decidir se vai realizar um investimento para esse setor ser interno ou então, contratar um serviço terceirizado. Afinal, o ideal é que esse trabalho seja executado da maneira correta para ter resultados satisfatórios.

Vale lembrar que é esse setor que vai cuidar de fatores principais como, por exemplo: Definição da imagem da sua marca, valores, sua persona ideal, peças de divulgação, publicidade, metrificação de resultados, entre outros detalhes. 

Leia também: É vantajoso para as empresas contratarem profissionais PJ? 

7 - Tenha uma contabilidade de confiança 

Para fechar a nossa lista de 7 coisas que todo empreendedor precisa saber, incluímos ter uma contabilidade de confiança, e que realmente atenda às suas necessidades. Afinal, não faz sentido pagar por algo que não utiliza ou então, que não supre as suas reais necessidades. 

Na AccountTech, oferecemos planos personalizados que atendem a sua realidade como empreendedor e prestador de serviços. Além disso, contamos com um atendimento personalizado e multicanal, para que você possa tirar todas as suas dúvidas tranquilamente.

Também temos um Clube de Benefícios exclusivo, que oferece vantagens interessantes para quem tem o seu CNPJ aberto e busca por mais vantagens como pessoa jurídica.

Quer conhecer tudo o que podemos oferecer ? Então entre em contato conosco pelo formulário abaixo: 

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts