Publicado em:
17/9/2025
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Atualizado em:
17/9/2025

CNPJ agência de marketing: Tudo o que você precisa saber!

Para quem trabalha com comunicação e sonha em ter o próprio negócio, abrir um CNPJ para agência de marketing é uma etapa essencial para conquistar mais clientes, emitir notas fiscais e ainda reduzir a carga de impostos de forma legal e estratégica. 

No entanto, administrar uma pessoa jurídica é bem diferente de atuar como pessoa física. As responsabilidades, obrigações fiscais e processos administrativos exigem atenção redobrada para que tudo funcione sem riscos. 

Pensando nisso, nós da AccountTech preparamos este artigo completo para te mostrar como abrir um CNPJ para agência de marketing de forma rápida, prática, econômica e dentro da lei. Continue lendo e descubra como dar esse passo com segurança! 

O que devo saber antes de abrir agência de marketing? 

Antes de formalizar o CNPJ da sua agência de marketing, é essencial analisar alguns pontos estratégicos que vão impactar diretamente no sucesso do negócio. Comece avaliando: 

  • Quais serviços sua agência poderá oferecer (gestão de redes sociais, tráfego pago, branding, design, produção de conteúdo etc.);
  • Como está o comportamento do mercado e quais nichos estão em alta;
  • Quais são as suas possibilidades de investimento inicial e recursos disponíveis.

Em seguida, foque no planejamento do seu produto e posicionamento:

  • Defina qual será o diferencial da sua agência;
  • Escolha os canais e formatos de atendimento que pretende usar;
  • Estabeleça com clareza qual público deseja atender e, com base nisso, elabore um plano de negócios estruturado.

Com essas definições em mãos, você estará pronto para dar os próximos passos e abrir de fato sua agência de marketing.

Marketing pode ser MEI?

Não. Atividades de marketing, como as exercidas por agências, não podem ser registradas como MEI (Microempreendedor Individual). Isso porque são consideradas atividades de natureza intelectual, que não estão na lista permitida para esse tipo de enquadramento.

Por isso, quem deseja formalizar um CNPJ para agência de marketing geralmente opta por um dos modelos jurídicos abaixo:

  • Empresário Individual (EI): Ideal para quem quer atuar sozinho e sem sócios. Pode faturar até R$360 mil por ano como microempresa (ME) e até R$4,8 milhões por ano como empresa de pequeno porte (EPP) no Simples Nacional, e ainda é possível faturar mais que isso em outros regimes tributários.
  • Sociedade Limitada (LTDA): Permite a participação de dois ou mais sócios. O capital social é dividido em cotas, e cada sócio responde apenas pelo valor de suas cotas, protegendo o patrimônio pessoal (com exceção de casos como irregularidades ou dívidas trabalhistas).
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): Não exige sócios e separa o patrimônio pessoal do empreendedor do patrimônio da empresa. Também não há valor mínimo exigido para o capital social. 

Mesmo que essas sejam as opções mais comuns, é fundamental contar com o apoio de uma contabilidade especializada para analisar o seu caso e indicar qual tipo de CNPJ é o mais vantajoso para sua agência de marketing.

Regime Tributário para CNPJ agência de marketing

Ao abrir o CNPJ da sua agência de marketing, uma das decisões mais importantes é escolher o regime tributário. É ele que define quais impostos a empresa vai pagar e qual será a carga tributária total. 

De forma geral, os três regimes disponíveis são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Mas, o Simples Nacional é, na maioria dos casos, o regime mais vantajoso para agências de marketing, principalmente no início das atividades.

Ele permite um pagamento unificado de até 8 tributos em uma única guia (DAS), como PIS, Cofins, IPI, ICMS, CSLL, ISS, IRPJ e, em alguns casos, o INSS patronal. Isso reduz a burocracia e facilita muito a gestão financeira do negócio. 

Além disso, o Simples Nacional possui alíquotas iniciais mais baixas e pode ser escolhido por empresas com faturamento anual de até R$4,8 milhões. Isso torna o regime ideal para quem está começando e deseja pagar menos impostos e simplificar as obrigações fiscais.

Leia também: Simples Nacional: Saiba tudo sobre este regime de tributação

Como abrir CNPJ agência de marketing?

Para escolher o melhor regime tributário e seguir com os próximos passos para a abertura de um CNPJ de agência de marketing, você precisará do apoio de uma contabilidade especializada em prestação de serviços. A contabilidade será a responsável por:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Inscrição do CNPJ;
  • Solicitar o Alvará de Funcionamento;
  • Realizar a Inscrição Municipal;
  • Cadastro no INSS;
  • Solicitar que você abra uma conta bancária PJ;
  • Solicitar que você adquira um Certificado Digital.

Abra seu CNPJ de agência de marketing com o suporte de uma contabilidade especializada!

A AccountTech é uma contabilidade digital especializada em prestadores de serviços e totalmente integrada com a conta PJ. Aqui, você encontra as melhores soluções para abrir e gerenciar o CNPJ da sua agência de marketing:

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