Publicado em:
8/11/2022
-
Atualizado em:
29/8/2023

Não pode ser MEI? Saiba como escolher e abrir o seu CNPJ

Mesmo alguém que não pode ser MEI, ainda pode abrir um CNPJ e não ter altos custos. Mas, para isso, é preciso contar com uma boa consultoria e entender o que exatamente o empreendedor precisa e espera da sua empresa.

Normalmente, quem não pode ser MEI são aqueles que exercem algum tipo de atividade intelectual e, por isso, não fazem parte das atividades regulamentadas na tabela do MEI. Ou seja, não podem ter um CNPJ neste modelo empresarial. 

Mas, saiba que se você não pode ser MEI, ainda existem várias possibilidades, e é delas que iremos falar com mais detalhes durante este artigo. Por isso, não deixe de conferir todos os tópicos abaixo:

Entenda com mais detalhes quem não pode ser MEI

Quando o empreendedor não pode ser MEI (Microempreendedor Individual) mas ainda assim, deseja abrir um CNPJ, geralmente é porque ele necessita de algumas atividades da pessoa jurídica como, por exemplo, a emissão de notas fiscais. 

Além disso, ao atuar no mercado de trabalho como pessoa jurídica também é possível arcar com uma carga tributária menor, ter acesso a benefícios governamentais como o auxílio-doença, aposentadoria, auxílio-maternidade, entre outros. 

Portanto, se você não pode ser MEI por ser um profissional dentista, advogado, corretor de imóveis, médico, engenheiro, jornalista, entre outros, saiba que não é preciso abrir mão dessas vantagens!

Quais são as diferenças entre quem pode e quem não pode ser MEI?

Já que você sabe que não pode ser MEI, você entende os reais motivos? Pois bem, são alguns pontos bem simples de entender. Confira a seguir, quais são as regras para poder se enquadrar como Microempreendedor Individual:

  • Não podem ser exercidas atividades intelectuais e, além disso, deve-se ter os CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) permitidos para MEI;
  • Renda bruta não pode ser superior a R$81 mil por ano;
  • É permitido a contratação de apenas 1 funcionário;

Sendo assim, apenas aqueles que atendem aos requisitos listados acima podem escolher o MEI para abrir o seu próprio negócio. No entanto, se essas regras não se aplicam a você, confira os próximos tópicos deste artigo. 

Leia também: Regime tributário: O que é e como escolher o seu

Diferenças entre ser MEI e ser ME

Dois homens de terno conversando em um escritório

Se você não pode ser MEI, então a solução é abrir o CNPJ com outro modelo que, no caso, pode ser o ME (Microempresa). Sendo assim, as regras para uma ME são um pouco diferentes, veja:

  • A renda bruta anual pode atingir o valor de até R$360 mil;
  • A contratação de um contador é obrigatória;
  • Possibilidade de contratar até 10 funcionários;

Além disso, ao escolher pelo ME, o empreendedor pode optar entre os quatro tipos de naturezas jurídicas, ou seja, tipos societários. São eles a Sociedade Simples, Sociedade Empresária, EIRELI e Empresário Individual. Entenda mais sobre cada um deles:

Sociedade Simples

A Sociedade Simples é indicada para quem deseja ter mais do que um sócio, normalmente, é adotada para a prestação de serviços e atividades intelectuais e cooperativas. Ou seja, é ideal para médicos, dentistas, advogados, entre outros. 

Sociedade Empresarial ou LTDA

Trata-se de uma sociedade limitada com mais de um sócio, onde o capital e as dívidas das Pessoas Físicas são separadas da Pessoa Jurídica, o que permite mais proteção dos investimentos. 

EIRELI 

EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) tem apenas o próprio empreendedor e não precisa de sócios. Porém, é necessário o investimento de um capital de, pelo menos, 100 salários mínimos no valor vigente.

Empresário Individual

Também não necessita de sócios, e a sua vantagem é de não precisar de um valor alto de capital com investimento inicial.

Sendo assim, ao optar pelo ME deve-se ter em mente que também é possível, dependendo da atividade exercida, optar pelo regime de tributação do Simples Nacional. Dessa forma, os impostos são mensais em uma única guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Leia também: Simples Nacional: Saiba tudo sobre este regime de tributação 

Abra o seu CNPJ ME com a AccountTech

Após todas estas informações sobre os reais motivos para quem não pode ser MEI, já pensou em abrir o seu CNPJ como ME? Este processo pode ser bem mais simples do que você imagina ao ter os profissionais certos para isso. 

Na AccountTech, a abertura do CNPJ é gratuita ao optar pelo nosso plano anual. Além disso, ao entrar em contato com um de nossos consultores, você ainda tem acesso a uma consultoria personalizada e totalmente gratuita. 

Clientes da AccountTech conseguem ter acesso a bem mais do que apenas uma contabilidade digital. Isso porque oferecemos soluções para o profissional prestador de serviços PJ ficar livre de algumas de suas principais preocupações. 

Sendo assim, com o nosso Clube de Benefícios exclusivo, você terá acesso a cupons de desconto em diversos cursos, cashback em planos de saúde, acesso a academias, como Smart Fit e Bio Ritmo, através do TotalPass, conta PJ grátis entre outros. 

Para saber todos os benefícios e vantagens que você pode obter com a AccountTech, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores. Para isso, basta preencher o breve formulário que está disponível a seguir: 

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts