20/5/2021

O que é e como tirar o CRECI

O CRECI é um órgão que tem como objetivo fiscalizar e regulamentar a profissão dos corretores de imóveis e intermediações imobiliárias.

Regulamentado pela Lei Federal n°6.530/78, todos os profissionais que trabalham ou desejam trabalhar no mercado imobiliário, são obrigados a ter a certidão emitida pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do seu estado, ou seja, ser registrado no CRECI. 

O objetivo é garantir a atividade imobiliária com segurança e de forma legal.

O CRECI é essencial para que os corretores possam atuar no mercado imobiliário, oferecendo maior credibilidade e tranquilidade nas transações imobiliárias, além de permitir que escolham a melhor empresa e parceria imobiliária para atuar.

 

Como tirar o CRECI?

Para obter o CRECI, é necessário possuir formação técnica em Transações Imobiliárias. 

Nesse caso, você precisa procurar uma instituição credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e realizar o curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI).

Se for determinado o cumprimento de estágio obrigatório para obtenção do diploma, você deverá solicitar o estágio ao CRECI do seu estado e pagar uma taxa que, em média, custa R$297,00. A solicitação pode ser feita através do site do CRECI do estado em que você irá.

Em resumo, você precisará:

·   Preencher todos os dados exigidos no formulário;

·   Imprimir e assinar todos os requerimentos;

·   Pagar o boleto com o valor devido das taxas (corresponde a 30% do valor da anuidade);

·   Protocolar o pedido nas delegacias regionais ou seccionais mais próximas do seu domicílio.

Todas essas informações estão disponíveis em: www.crecisp.gov.br

Após a conclusão do curso e a emissão do diploma devidamente regularizado pela Secretaria Estadual de Educação, pelo registro no Gestão Dinâmica da Administração Escolar (GDAE), você poderá solicitar o registro de sua inscrição definitiva no próprio site do CRECI do seu estado. Basta preencher, imprimir, assinar e juntar todos os documentos exigidos. Além de apresentar o comprovante de pagamento da taxa administrativa e protocolar o pedido na sede do Conselho ou na Delegacia Regional ou Seccional. 

Nas unidades de atendimento do CRECI, exceto no Poupatempo, é possível ganhar tempo evitando filas demoradas. Basta realizar previamente o agendamento do dia e do horário.


Quanto tempo demora todo esse processo e quanto vou gastar?

Em situações normais, todo esse processo pode levar em torno de 30 dias e, no caso de Pessoa Física ou Empresário Individual na cidade de São Paulo, a anuidade é de R$652,00.

Ficou com alguma dúvida? 
Somos uma empresa de contabilidade especialista no corretor de imóveis. Aqui entendemos sua necessidade. Oferecemos abertura de CNPJ grátis no plano anual e conta digital PJ integrada. Sem burocracias! Para conhecer nossos serviços e falar com um de nossos consultores, basta clicar aqui.


Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts