Publicado em:
21/7/2023
-
Atualizado em:
13/9/2024

O que é necessário para abrir uma consultoria de T.I.?

Com todos os avanços tecnológicos dos últimos anos, abrir uma consultoria de T.I. é uma excelente opção para quem faz parte da área e deseja aumentar os seus rendimentos através da prestação de serviços como pessoa jurídica.

No entanto, abrir uma empresa não é uma das decisões mais simples de tomar. Principalmente, quando não se tem as devidas orientações sobre como proceder em cada uma das etapas.

Pensando nisso, montamos este conteúdo onde falamos sobre tudo o que é necessário para abrir uma empresa de consultoria de T.I. Portanto, não deixe de acompanhar todos os tópicos até o final:

O que é uma empresa de consultoria de T.I.?

Abrir uma empresa de consultoria de T.I. significa que você irá oferecer para os seus clientes suporte e assessoria de tecnologia da informação. Esses clientes, podem se tratar tanto de empresas como de organizações de diversos segmentos.

A contratação de empresas de consultoria de T.I. é uma prática comum no mercado, já que não são muitas as empresas que conseguem manter um departamento próprio de T.I. Entre as atividades que precisam do T.I. estão:

  • Estruturação de redes e projetos de TI;
  • Serviços especializados em cyber segurança;
  • Implantação de sistemas e instalação de softwares;
  • Melhoria dos processos em gestão e governança de TI;
  • Solução para problemas em softwares e hardware;
  • Desenvolvimento de aplicações e soluções em informática;
  • Compilação de informações e gestão de bancos de dados;
  • Gestão de sistemas para armazenamento de documentos em nuvem;
  • Gestão de servidores e serviços de e-mail;

Dessa forma, existe bastante espaço para que a sua empresa de consultoria de T.I. possa atuar, pois cada vez mais as empresas e organizações precisam da informática e da internet para desenvolver suas atividades diárias.

Vale a pena abrir uma empresa de consultoria de T.I.?

Existem grandes chances de você já ter se perguntado se vale a pena abrir uma empresa de consultoria de T.I. Essa é uma dúvida comum, já que muitos fatores precisam ser considerados para responder a essa pergunta.

É importante ter em mente que é necessário ter um bom entendimento dos serviços que irá oferecer e do mercado. Ou seja, do nicho que a sua empresa pretende atender. Atualmente, algumas das áreas que mais crescem são:

  • Cibersegurança;
  • Ciência da Computação;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Sistemas de Informação;
  • Engenharia da Computação;
  • Banco de Dados;
  • Gestão de Tecnologia da Informação;

Portanto, sendo um mercado que está em constante evolução e crescimento, investir na abertura de uma consultoria de T.I. pode ser uma boa estratégia. E claro, ter as orientações certas para isso torna tudo mais simples, rápido e seguro.

Leia também: Como ser um desenvolvedor PJ? Tire todas as suas dúvidas.

Quais são as documentações necessárias para abrir uma consultoria de T.I.?

Para abrir um CNPJ de consultoria de T.I. é necessário apresentar algumas documentações para o escritório de contabilidade que você escolher. Normalmente, a lista desses documentos podem variar, mas, em geral, são necessários os seguintes:

  • Documentos de identificação pessoal, como RG e CPF;
  • Número do Recibo do Imposto de Renda;*
  • Comprovante de endereço residencial;**
  • Comprovante de endereço do local onde será aberto o CNPJ;**
  • IPTU do local onde será aberto o CNPJ.

* Caso não tenha entregue a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, será necessário o número do título de eleitor.

** Caso o imóvel seja alugado, será necessário apresentar o contrato de aluguel.

É claro que podem ser necessários outros documentos para abrir a sua empresa de consultoria de T.I. Por isso, é importante manter contato direto com o seu contador ou escritório de contabilidade para que não ocorra demora no envio das documentações.

Assim, com tudo sendo enviado em dia e contando com os sistemas governamentais mais otimizados, o seu CNPJ pode sair com mais rapidez, o que vai ajudar no seu calendário empresarial.

Qual é o CNAE para consultoria de T.I.?

Grupo de pessoas de uma consultoria de ti trabalhando em um projeto

Na hora de abrir a sua empresa de consultoria de T.I., outro ponto importante é a escolha do CNA (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que é um código que identifica a atividade principal de uma empresa. 

Para uma consultoria de T.I., o CNAE mais adequado pode variar de acordo com as atividades específicas realizadas pela empresa. No entanto, um CNAE comumente utilizado para esse tipo de negócio é o seguinte:

  • 6204-0/00: Consultoria em Tecnologia da Informação

Esse código abrange atividades de consultoria em T.I., incluindo assessoria, análise, desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas. No entanto, é importante ressaltar que a escolha do CNAE correto pode depender de fatores adicionais, que devem ser discutidos com um contador experiente. 

Na AccountTech, realizamos uma consultoria personalizada e gratuita para que todas as escolhas da sua empresa sejam o mais assertivas possível. Assim, você evita problemas posteriores e pode começar as suas atividades mais rapidamente. 

Qual regime tributário devo escolher para a minha empresa de consultoria de T.I.?

O regime tributário assim como o tipo de empresa deve ser escolhido seguindo as características específicas de cada empresa, pois são fatores que variam conforme o tamanho e a existência ou não de sócios, por exemplo. 

No entanto, em relação ao regime tributário, podemos dizer que o mais utilizado é o Simples Nacional. Lembrando que, no Brasil, também existem o Lucro Real e o Lucro Presumido.

No Simples Nacional, uma empresa de consultoria de T.I. é tributada através do Anexo V, que você pode conferir em detalhes na imagem logo abaixo:

Vale lembrar que, ao utilizar o CNAE 6204-0/00 - Consultoria em Tecnologia da Informação, e quando o Fator R for superior a 28%, a empresa deverá ser tributado pelo Anexo III, conforme art. 18, §5ºJ da Lei Complementar 123/2016

Sendo assim, as alíquotas iniciam em 6% ao mês para empresas que possuem despesas com folha de pagamento em volume igual ou superior a 28% do seu faturamento (Anexo III) e em 15,50% para as demais (Anexo V).

Leia também: Regime tributário: O que é e como escolher o seu

Abra a sua empresa de consultoria de T.I. com facilidade e rapidez 

Como você deve ter visto ao longo deste artigo, para abrir uma empresa de consultoria de T.I. é necessário ter a orientação de um profissional contador para que as melhores escolhas possam ser feitas para o seu CNPJ.

Na AccountTech, você tem o benefício de poder falar com um de nossos consultores e entender todos os detalhes sobre a abertura do seu CNPJ de forma personalizada e gratuita. E ao contratar o nosso plano anual, a abertura do CNPJ também é grátis. 

Outra grande vantagem para você é o nosso Clube de Benefícios, que dá acesso a diversos serviços com condições especiais. Para saber mais detalhes sobre como abrir a sua consultoria de T.I., visite a nossa página exclusiva!

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts