18/2/2022

Orçamento empresarial: conheça os principais erros

Criar o orçamento empresarial do seu negócio não é uma tarefa fácil. Porém, é essencial para controlar suas finanças e patrimônio, a fim de garantir o futuro ou sobrevivência da empresa.

 

Afinal, se não o fizer, você corre o risco de se endividar e inclusive fechar as portas. 

É o orçamento que assegura os recursos financeiros necessários para o bom funcionamento da empresa, organizando os gastos de pessoal e equipamentos, incluindo também aplicações necessárias na implementação de projetos para o crescimento do negócio e entre outros. 

Ou seja, é o que ajuda a estimar gastos, ganhos (lucro) e oportunidades de investimento em um determinado período de tempo - geralmente dentro de um ano -, podendo ser revisado.


Leia também: Saiba mais sobre a importância do Capital Social para a sua empresa


Quais os tipos mais comuns de orçamento?

Quais os tipos mais comuns de orçamento

Embora existam vários tipos de orçamentos, os mais comuns são: de custeio e de investimento. Alguns especialistas, a propósito, recomendam que as empresas tenham esses dois. Visto que a funcionalidade de cada um, contribui no bom desempenho da contabilidade. 


- Orçamento de custeio

Geralmente é o mais usado pela maioria dos empresários. Deve ser formulado e controlado para manter o fluxo financeiro equilibrado, auxiliando nas operações diárias da empresa. 

O orçamento de custeio identifica todas as receitas que serão obtidas através das vendas no decorrer do ano, tal como todos os gastos, separados em custos e despesas - fixas e variáveis.

 

- Orçamento de investimento

Este tipo de orçamento, por sua vez, deve ser elaborado e controlado a fim de apoiar os investimentos necessários para a implementação dos projetos e também planos de ação resultantes do planejamento estratégico. Com o intuito de ajudar no crescimento do negócio.

Observação: ambos os orçamentos precisam apoiar diretamente o alcance dos valores das metas estabelecidas, baseado em cada indicador proveniente do planejamento estratégico.

Além dos citados acima, existem outros diversos tipos e combinações de orçamento empresarial, sendo os mais conhecidos entre a área financeira e utilizados por empresários: 

  • Orçamento histórico; 
  • Orçamento matricial; 
  • Orçamento base zero.


Leia também: Conheça os principais Regimes de Tributação e suas características


Os principais erros na elaboração de um orçamento empresarial

Os principais erros na elaboração de um orçamento empresarial

Erros são comuns e todos estamos passíveis de cometê-los, mesmo àqueles habituados a sempre fazer orçamentos empresariais, o que pode impactar de modo expressivo a contabilidade e resultados da empresa. Bem como a vida de todos que se relacionam com ela. 

Sendo assim, listamos os principais erros na elaboração de um orçamento empresarial, para que assim, você empresário (a) possa identificá-los e evitar possíveis problemas no futuro.


1 - Fazer o orçamento e não acompanhar

Um dos principais erros que os empreendedores cometem no orçamento empresarial é montar todo o planejamento e não fazer o controle depois para garantir um andamento eficiente. Ou seja, não basta criar o orçamento. Também é importante sempre manter o acompanhamento. 


2 - Não reconhecer a importância do orçamento empresarial

Fazer um orçamento é imprescindível para que a contabilidade da empresa não sofra eventuais problemas e esteja sempre organizada. Bem como para traçar alternativas para o caso de dificuldades, apontar a estimativa de recebimentos da empresa, entre outras questões. 

Trata-se de um recurso extremamente importante e, portanto, deve ser tratado como tal. Não reconhecer essa importância, muito possivelmente, fará com que não seja acompanhado. 


3 - Falta de organização

A falta de organização, independente da atividade, é o princípio do caos. O que não seria diferente com o orçamento empresarial. É recomendado que todas as transações sejam documentadas, os registros apropriadamente armazenados, e as informações organizadas. 

Uma dica é optar por ferramentas digitais de planejamento orçamentário para manter os documentos organizados e ter um melhor gerenciamento sobre as atividades realizadas.


4 - Pensar que o orçamento é responsabilidade apenas do financeiro

Ao contrário do que muitos (as) empresários (as) pensam, o orçamento empresarial não é responsabilidade somente da área financeira. 

Embora seja encarregada de coordenar os trabalhos de preparação e controle do orçamento, para que seu funcionamento seja efetivo, é necessário que os gestores de todas as áreas estejam envolvidos nessa atividade.


5 - Não incentivar a correção dos desvios

A correção de desvios é indispensável para garantir uma boa execução orçamentária. Assim que um desvio é identificado, então, recomenda-se providenciar ações de correção de rumos. 

Essa correção pode ser feita, ou sobre o próprio item que ocasionou o desvio, ou analisando-se a Curva ABC de gastos (ferramenta gerencial que classifica informações ao separar os itens de maior importância ou impacto). 

Tenha o apoio de uma contabilidade empresarial

Contabilidade empresarial


A contabilidade empresarial abrange todos os processos contábeis indispensáveis para que a empresa funcione plenamente e, acima de tudo, atue de acordo com o governo. Ou seja, ela é responsável por organizar o pagamento das obrigações fiscais (como impostos, taxas, etc.). 

A AccountTech oferece serviços de contabilidade empresarial que ajudarão seu negócio, não somente a seguir o orçamento, mas também para cumprir com todas as exigências legais. 

Agora que você conhece mais sobre orçamento empresarial e os principais erros a fim de não cometê-los, que tal abrir seu CNPJ com uma empresa que oferece suporte completo e a abertura grátis para assinantes da nossa plataforma? Ou, se está insatisfeito com sua contabilidade atual, aproveitar nossa troca de contador em cinco minutos?

Preencha o formulário abaixo para falar com um de nossos consultores. 
É simples e rápido!

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts