Publicado em:
1/9/2023
-
Atualizado em:
1/9/2023

Para que serve o Capital Social? Saiba como definir o seu

Se faz parte dos seus objetivos entender o que é e para que serve o Capital Social, provavelmente você quer abrir uma empresa ou começar a empreender. E por isso, esse é um dos primeiros termos a aparecer em qualquer pesquisa.

Esse é um assunto que, facilmente, pode gerar diversas dúvidas. Por isso, é importante pesquisar e analisar diversos pontos sobre ele com atenção e sempre pensando nos detalhes do seu negócio.

E para te ajudar com isso, criamos este conteúdo onde você entenderá o que é e para que serve o Capital Social de forma simples e objetiva. Portanto, não deixe de conferir os próximos tópicos:

O que é e para que serve o Capital Social?

Vamos falar primeiro o que é e em seguida, falar para que serve o Capital Social. Pois bem, ele é todo o valor bruto que se encontra disponível para abrir a empresa e manter as suas atividades até que ela comece a gerar lucros de fato.

É interessante observar que o valor do Capital Social pode incluir tanto quantias em dinheiro como também bens. Ou seja, aparelhos eletrônicos, mobiliários, veículos, entre outros objetos que necessitaram de investimento.

Agora, ficou mais fácil entender para que serve o Capital Social, não é? Não podemos esquecer que, para manter a empresa funcionando, é preciso incluir no Capital Social alguns gastos como: aluguel do espaço, quanto de matéria-prima é preciso para atender nos primeiros meses, custos mensais, entre outros.

Diferentes pontos de vista sobre para que serve o Capital Social 

Quando falamos sobre para que serve o Capital Social, também é preciso compreender como ele se comporta em diferentes pontos de vista, os seus significados. Para entender melhor, confira:

Capital Social - Financeiro

É fácil entender para que serve o Capital Social do ponto de vista financeiro. Aqui, segue o que já explicamos anteriormente, sobre ele ser o valor necessário para abrir a empresa e ela se manter funcionando. Sendo eles:

  • Bens materiais: Imóveis, eletrônicos, automóveis, etc;
  • Bens financeiros: dinheiro;
  • Bens imateriais: Patentes, marca.

Vale ressaltar que esse capital não é estático. Ou seja, sempre que algum sócio da empresa retira um valor da companhia ou aumenta a quantia investida na empresa, o capital social também precisa ser alterado.

Capital Social - Sócios

Do ponto de vista dos sócios, o Capital Social é notado pelo valor investido por cada um e também, é onde são definidas as regras em relação ao poder de ação de cada sócio da empresa, a sua participação nos resultados e o seu limite de responsabilidade.

Capital Social - Responsabilidade

Como dito anteriormente, o quanto um sócio investe na empresa também vai refletir no seu limite de responsabilidade caso a empresa contraia dívidas. Dessa forma, quanto maior a participação, maior a responsabilidade da pessoa. Ambos, são equivalentes.

Leia também: Impostos para Microempresas: Confira quais são obrigatórios

Como pode ser formado o Capital Social de uma empresa?

Como pode ser formado o Capital Social de uma empresa? Imagem mostra mãos abertas com peças de madeira em formato de pessoas criando um circulo.

Agora que você já entende o que é e para que serve o Capital Social, vamos entrar mais a fundo nesse assunto e falar sobre como ele pode ser formado. Pois bem, o Capital Social é formado após a definição das porcentagens e valores que serão disponibilizados para iniciar o negócio.

Dessa forma, o Capital Social pode ter a sua origem em bens materiais pessoais e também, de reservas pessoais. Com isso, é formado o capital da empresa e então, ela tem a sua valorização apresentada no mercado. 

Como definir o Capital Social da minha empresa?

Após compreender para que serve o Capital Social, outro importante passo é saber como definir um para a sua empresa. Afinal, à primeira vista, você deve ter percebido o quando ele é importante e deve ser feito com atenção e responsabilidade.

Pois bem, para isso, é importante colocar no papel todos os gastos que você acredita que terá antes mesmo da sua empresa começar a faturar. Ou seja, antes dela começar a emitir notas fiscais.  

Para isso, é válido incluir todos os gastos referentes à abertura da empresa e também, de tudo o que ela irá precisar gastar/comprar nos primeiros meses de atuação. Com esse valor em mente, é interessante ainda acrescentar uma reserva de emergência.

Se você já entendeu para que serve o Capital Social, mas ainda não tem ideia do quanto gastaria para abrir a sua empresa, não se preocupe! Aqui na AccountTech, nós oferecemos gratuitamente uma consultoria completa, onde você poderá entender todos os detalhes sobre a abertura do seu CNPJ. Para já iniciar a conversa com um de nossos consultores, basta preencher o formulário disponível no final da página.

Leia também: Conheça os tipos de Empresas – Individual, SLU, Ltda e Simples

Como se calcula o Capital Social? Qual é o seu valor mínimo?

Ao entender para que serve o Capital Social, outro ponto que não podemos deixar passar é: existe um valor mínimo para formar o Capital Social? Não! A única que exigia um valor mínimo era a EIRELI, mas ela parou de existir e foi substituída pela SLU (Sociedade Limitada Unipessoal).

Sendo assim, quando falamos de prestadores de serviços PJ, podemos colocar como sugestão que um valor aceitável é o de R$500,00 a R$1.000,00 (sem levar em consideração valores para matéria-prima e serviços). Pois estes valores já conseguem cobrir os primeiros custos da empresa, que são com taxas de prefeituras e certificado digital.

Mas, é importante ter sempre a orientação de um profissional contador. Pois ele vai levar em consideração a atividade da empresa, já que pode ocorrer o impedimento na liberação da abertura da empresa por parte dos órgãos. Afinal, se o valor for muito baixo, ele não será condizente com os investimentos iniciais.

Posso aumentar o valor do Capital Social depois de já ter aberto a empresa?

Além da dúvida sobre para que serve o Capital Social, outra questão que é frequente é se o valor dele pode ser aumentado mesmo depois da empresa já ter sido aberta. E sim, você pode!

Com isso, o valor deve ser investido na empresa e deve ocorrer a alteração do Capital Social, informando o total que já foi investido, tanto o do início da empresa, quanto os investimentos que ocorrerem depois.  

Mas, lembrando que caso a empresa fique sem dinheiro, você não pode simplesmente pagar as despesas da empresa com dinheiro do sócio ou depositar o dinheiro do sócio na conta da empresa, será necessário realizar uma alteração contratual registrada no órgão competente.

Abra o seu CNPJ grátis e com segurança na AccountTech

E então, conseguiu tirar as suas dúvidas sobre o que é e para que serve o Capital Social? Está pronto para iniciar a sua jornada como empreendedor e abrir o seu CNPJ? A AccountTech pode te ajudar!

Além da nossa consultoria personalizada e 100% gratuita, a abertura do CNPJ também é grátis na contratação do nosso plano anual. E como cliente, você ainda pode aproveitar de um Clube de Benefícios exclusivo, com parcerias de empresas de referência no mercado. 

Para entender com mais detalhes tudo o que a AccountTech pode fazer para desburocratizar o seu dia a dia e ainda te oferecer benefícios, basta falar com um de nossos consultores preenchendo o formulário abaixo.

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts