Publicado em:
4/8/2023
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Atualizado em:
27/9/2024

Como abrir Agência de Marketing? Veja o passo a passo

Abrir o próprio negócio envolve muitas questões, e se você é da área de comunicação, é provável que queira saber como abrir agência de Marketing. Afinal, este é o melhor caminho para atender mais clientes e pagar menos impostos.

Mas, administrar uma pessoa jurídica é bem diferente de quando estamos atuando apenas como pessoa física. Isso porque as responsabilidades, impostos e outros detalhes administrativos são totalmente diferentes.

Portanto, para te ajudar a entender como abrir agência de Marketing de forma rápida, prática, econômica e seguindo as leis vigentes, nós da AccountTech montamos este conteúdo. Confira! 

1 - O que devo saber antes de abrir agência de marketing?

Antes de optar por abrir agência de Marketing, é importante se atentar aos tipos de serviços que podem ser prestados pela empresa, como está sendo o comportamento do mercado, quais são as suas possibilidades de investimento, entre outros detalhes.

Depois, é preciso focar em assuntos mais relacionados ao seu produto. Ou seja, qual será o seu diferencial, quais serviços quer oferecer, por qual meio, e principalmente, qual público deseja atender e, com base nisso, montar um plano de negócios. 

Depois que estiver com tudo isso pronto, você pode dar os passos seguintes para abrir agência de marketing de fato. Ou seja, procurar por uma contabilidade como, por exemplo, a AccountTech que realiza esse serviço de forma prática e rápida. 

Plano de negócios: Como definir o meu?

Na hora de abrir agência de marketing, é preciso montar um bom plano de negócios. Ele consiste em um documento que descreve por escrito os objetivos de uma empresa e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados.

Dessa forma, o plano de negócios ajuda a diminuir os riscos e as incertezas, já que muitos planos são mapeados neste documento. Sendo assim, os principais pontos que devem constar em um plano de negócios são:

  • Informações sobre o ramo de negócio ideal para a sua agência de marketing;
  • Qual é o público-alvo que a empresa deseja atender;
  • Se a prestação de serviços será feita presencialmente ou online;
  • O nome da agência e suas características;
  • O valor necessário para abertura e investimento inicial;
  • Tempo estimado para o retorno do investimento;
  • Estudo dos concorrentes.

Sendo assim, esses são pontos importantes a serem definidos antes de abrir agência de marketing. Para os próximos passos, é aconselhável ter a ajuda de um contador. Assim, tudo pode ser analisado de forma mais profissional. 

Leia também: CNPJ para gestor de tráfego - Saiba como abrir o seu

2 - Quais tipos de CNPJ são os mais indicados para abrir agência de marketing?

A escolha do melhor tipo de CNPJ para abrir agência de marketing só pode ser feita após uma análise personalizada por um profissional contador experiente. Aqui na AccountTech, você consegue fazer isso de forma gratuita e sem compromisso. 

Mas, em geral, após essas análises, negócios como uma agência de marketing costumam optar pelos seguintes modelos:

  • Empresário Individual (EI): Recomendado apenas para quem não quer ter sócios. Ou seja, para quem quer abrir uma agência para trabalhar individualmente. O limite de faturamento é de até 360 mil por ano como microempresa (ME) e até 4,8 milhões por ano como CNPJ de pequeno porte (EPP) no Simples Nacional, e pode faturar mais que isso em outros regimes;
  • Sociedade Limitada (LTDA): Pode ter a participação de um ou mais sócios. Ela é caracteriza pela divisão do capital social em cotas, onde os sócios possuem responsabilidade limitada ao valor de suas cotas, ou seja, o patrimônio pessoal dos sócios não é utilizado para resolver os problemas da empresa, exceto em situações atípicas, como irregularidades e questões trabalhistas;
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): Não exige a existência de sócios para a sua abertura. O patrimônio pessoal do empreendedor é separado do patrimônio da empresa e não há exigência de valor mínimo para o capital social.

Por mais que essas sejam algumas das sugestões de CNPJ para abrir agência de marketing, é necessário que um contador avalie todas as questões particulares de cada negócio para que a melhor decisão possa ser tomada.

3 - Quais regimes tributários podem ser escolhidos ao abrir agência de marketing?

A escolha do regime de tributação na hora de abrir agência de marketing é muito importante, pois é ele que vai definir os impostos e taxas que a sua pessoa jurídica terá que pagar. Dessa forma, é possível escolher entre o Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Veja a seguir, mais detalhes sobre cada um deles:

Regime tributário do Simples Nacional 

O regime tributário do Simples Nacional é uma das melhores opções para abrir agência de marketing, pois ele apresenta valores de alíquotas mais baixas e uma simplificação no pagamento dos impostos

‍Para se enquadrar no Simples Nacional, é preciso ter uma receita bruta anual de até R$4,8 milhões. A simplificação, acontece por conta da união dos 8 impostos (PIS, Cofins, IPI, ICMS, CSLL, ISS, Imposto de Renda da pessoa jurídica e, em alguns casos, INSS patronal) em uma mesma guia de pagamento, o DAS.

Regime tributário do Lucro Real 

O regime tributário do Lucro Real é obrigatório para os CNPJs que apresentam um faturamento anual superior a R$78 milhões e também para as empresas que possuem atividades relacionadas ao setor financeiro. 

Aqui, as alíquotas são calculadas de acordo com a receita menos as despesas. Por isso, é chamado de Lucro Real. Para que esse cálculo seja feito da maneira correta, é preciso que todas as movimentações financeiras estejam muito bem organizadas.

Regime tributário do Lucro Presumido 

O regime tributário do Lucro Presumido pode ser adotado pela maioria das empresas, mas elas precisam faturar um valor abaixo de R$78 milhões anuais, e não podem operar em ramos específicos, como bancos e empresas públicas.

As alíquotas de imposto variam conforme o tipo de atividade que exercem, e as porcentagens vão de 1,6% até 32% sobre o faturamento. Além disso, o Lucro Presumido faz a apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Leia também: Simples Nacional: Saiba tudo sobre este regime de tributação

4 - Contratar uma contabilidade especializada

Os próximos passos para abrir agência de marketing envolvem diretamente os serviços que precisam ser feitos por meio de um contador ou um escritório de contabilidade que tenha experiência neste nicho. A contabilidade será a responsável por:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Inscrição do CNPJ;
  • Solicitar o Alvará de Funcionamento;
  • Realizar a Inscrição Municipal;
  • Cadastro no INSS;
  • Solicitar que você abra uma conta bancária PJ;
  • Solicitar que você adquira um Certificado Digital;

É claro que o processo de abrir agência de marketing pode envolver mais processos a depender do local e o tipo de CNPJ escolhido. Por isso, seguir as orientações do contador é essencial para que tudo saia conforme as regulamentações. 

A AccountTech é uma contabilidade digital integrada com conta PJ, onde você encontra as melhores soluções para a sua pessoa jurídica e ainda tem acesso a um Clube de Benefícios exclusivo! 

Se você quer saber mais detalhes sobre a abertura de CNPJ ou precisa de mais informações sobre como trocar de contabilidade, fale com um de nossos consultores através do formulário disponível logo abaixo.

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