Publicado em:
17/12/2021
-
Atualizado em:
5/9/2023

Comprar carro pelo CNPJ realmente vale a pena?

Comprar um carro usando o CNPJ é uma pergunta bastante frequente de quem trabalha como profissional PJ. Uma vez que existem condições especiais e descontos em quase todas as fabricantes para quem é microempresário e até mesmo microempreendedor individual (MEI).

O que, de primeiro momento, parece bastante vantajoso se você deseja adquirir um veículo. Mas será que comprar carro pelo CNPJ realmente é possível? E, acima disso, vale a pena? 

É o que veremos no artigo a seguir. 

Leia também: Trabalhar como PJ é vantajoso? Saiba mais sobre o assunto!


Como funciona a compra de carro pelo CNPJ?

Como comprar carro no CNPJ

Primeiramente, é importante saber que existem algumas regras relacionadas à compra de carro na Pessoa Jurídica, que vão depender de cada concessionária - varia de uma para a outra. A concessionária, neste caso, fica responsável pelo processo de negociação e a entrega. 

Como o faturamento é feito diretamente com as fabricantes, diferente do que acontece com as isenções fiscais para PcD (Pessoas com Deficiência), que são determinadas pelos valores dos impostos IPI e do ICMS, por exemplo, para a Pessoa Jurídica o desconto é através do ICMS

Por isso, embora o profissional PJ consiga descontos bastante interessantes na hora da compra - chegando até 30% -, estes podem variar de acordo com a marca e do modelo (além de mudarem a cada mês), das condições de pagamento, e também estão sujeitos a limitações de unidades e de versões. O que deve ser levado em consideração durante o planejamento.

Outro ponto que deve ser ressaltado é quanto à importância do veículo para a empresa. Isso porque, caso seja observada a dispensabilidade, a compra pode configurar um tipo de fraude.


Modelos disponíveis no mercado para compra pelo CNPJ

Modelos de carro comprar no CNPJ

Confira abaixo alguns dos modelos que estão disponíveis para compra através do CNPJ:

  • Caoa;
  • Chery; 
  • Chevrolet; 
  • Citroën;
  • Fiat;
  • Ford; 
  • Hyundai (CAOA);
  • JAC;
  • Jeep;
  • Mitsubishi; 
  • Nissan;
  • Peugeot; 
  • Renault;
  • Suzuki;
  • Toyota; 
  • Volkswagen.


Como ter desconto ao comprar carro pela PJ?

Como ter desconto ao comprar carro pela PJ?

Para fazer a compra é relativamente simples. Basta ir a uma concessionária tendo o cartão CNPJ, comprovante de endereço da empresa e o documento do responsável pela compra. 

O indicado é que seja o proprietário, porém, também pode ser um dos sócios - desde que tenha procuração para fazer a compra em nome da empresa.

Ao comprar o carro com desconto de CNPJ, deve-se lembrar que este ficará atrelado à empresa. O que significa que, se os impostos não forem pagos, a empresa pode sofrer algumas restrições como, por exemplo, a recusa de empréstimos. Além disso, se a pessoa jurídica apresenta dívidas tributárias estaduais ou federais, o veículo poderá ser penhorado. 

Leia também: Corretor: seu autônomo ou ter um CNPJ?


Posso financiar o carro comprando pelo CNPJ?

Posso financiar o carro comprando no CNPJ

Sim. É possível fazer o financiamento do veículo comprado pelo CNPJ.

Neste caso, além dos documentos citados acima, também será necessário apresentar o contrato social da empresa e, se houver, a documentação de cada um dos sócios. 

As condições de financiamento também devem ser analisadas, uma vez que algumas marcas oferecem as mesmas condições para pessoas físicas e jurídicas, e outras são mais exclusivas para empresas.


Afinal, vale a pena comprar um carro pela PJ?

Vale a pena comprar carro no CNPJ

Considerando o preço mais baixo e as facilidades de financiamento, sim, vale a pena comprar um carro pela PJ. Principalmente se a sua profissão demanda deslocamento constante, como acontece com quem atua como corretor de imóveis ou até mesmo como advogado.

Porém, tal como dissemos anteriormente, é preciso estar atento às regras do desconto e também quanto a situação financeira e legal da sua empresa. Faça um planejamento detalhado antes de realizar a compra, assim, você evitará prejuízos no caixa ou dívidas desnecessárias. 

Lembre-se também que o veículo é da empresa e não da pessoa física. E que ele não pode ser vendido por, pelo menos, um ano depois da compra. Visto que essa operação pode ser caracterizada como fraude, já que poderia haver uma margem de um “lucro” sobre ela.


Devo consultar o contador para fazer a compra?

Devo consultar o contador para fazer a compra

Consultar um contador pode ser uma excelente maneira de reduzir o impacto no caixa do seu negócio, especialmente se estiver começando. ‍Ele guiará você quanto aos processos que envolvem a compra de um veículo pelo CNPJ, bem como também vai te orientar mais assertivamente na hora de definir qual é o melhor momento de realizar esse investimento.

Nós da AccountTech oferecemos suporte completo para o seu CNPJ, esteja você iniciando ou em busca de uma nova contabilidade, que se encaixe perfeitamente com o seu negócio. 

Seja qual for o seu problema, a Account está aqui para te ajudar. Quer mais? Você também terá conta digital PJ integrada com a plataforma, além de vários outros benefícios exclusivos.

Preencha o formulário abaixo para falar com um de nossos consultores. 

É simples e rápido!

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts