Publicado em:
12/8/2022
-
Atualizado em:
5/9/2023

É possível comprar veículo com CNPJ?

Assim que iniciam o seu negócio, muitas pessoas se perguntam se é possível comprar veículo com CNPJ. Afinal, ter um desconto na aquisição deste bem que costuma ter valores elevados é muito interessante, não é mesmo? 

Normalmente, as informações mais divulgadas são em relação aos descontos para deficientes ou então, produtores rurais. Dessa forma, pouco se fala dos benefícios da aquisição de um veículo através da pessoa jurídica. 

No entanto, se você tem a chance de comprar veículo com CNPJ, saiba que pode conseguir excelentes descontos em praticamente todos os fabricantes. Quer saber todos os detalhes de como funciona? Então acompanhe o nosso artigo até o final. 

O que é importante saber antes de comprar veículo com CNPJ?

Ao comprar veículo com CNPJ, as possibilidades de utilização são grandes. Afinal, é possível começar a criação de um sistema de entregas na sua empresa, por exemplo, o que pode ajudar muito na otimização dos processos do seu negócio.

Já na questão de pagamento, as parcelas são semelhantes às de uma compra na concessionária, mas com os descontos adicionais e com o veículo atrelado ao CNPJ da empresa. Sendo assim, os fatos principais que se deve ter em mente são:

  • Segundo descrito em regra no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), para evitar o comércio paralelo, existe o prazo mínimo de 1 ano para que o veículo possa ser vendido novamente, do qual ele deve ser mantido no nome da empresa;
  • O abatimento nos valores vai depender da marca e modelo, além do número de unidades compradas;
  • Veículos mais baratos recebem descontos maiores, bem como também acontece na compra de mais de uma unidade;
  • Carros comerciais leves que são destinados a trabalho apresentam descontos maiores;
  • A compra de motocicletas também está inclusa nos veículos disponíveis com desconto para CNPJ;
  • A empresa é que é proprietária do veículo, e não os sócios;
  • Um MEI também pode comprar um veículo desta forma, mas precisa estar atento ao limite de faturamento anual de R$81.000,00;
  • Essa operação de compra é legítima, não existe nenhum tipo de sonegação de imposto ou algo parecido;
  • O prazo de entrega do veículo está sujeito à demanda de fábrica, e pode variar de 10 a 40 dias;
  • Caso o veículo receba alguma multa, ela é enviada à empresa, que precisa identificar o condutor para que o mesmo receba os pontos da multa em sua CNH;

Ou seja, ao comprar veículo com CNPJ você, como empreendedor, consegue economizar ao mesmo tempo em que consegue investir no seu próprio negócio. Em muitos casos, o uso de um veículo faz toda a diferença para alavancar o número de vendas e atendimentos. 

Passo a passo de como comprar veículo com CNPJ

Homem assinando documento de compra de carro

Assim que for comprar veículo com CNPJ, o primeiro passo é escolher a marca, modelo e características que atendam às suas necessidades. Em seguida, você já pode ir até uma concessionária de sua preferência.

Então, basta informar ao atendente que a sua compra será através de um CNPJ. Para que o desconto seja aplicado, é preciso atender as exigências da concessionária. Na maioria delas, é solicitada a apresentação do contrato social da empresa e a Inscrição estadual vigente. 

Um dos fatores para comprar veículo com CNPJ analisado pelas concessionárias é o tempo de vida da empresa, é exigido pelo menos 1 ano de existência, mas algumas podem considerar até 24 meses, cada uma tem a sua própria regra. 

Além disso, eles também vão analisar se a sua empresa está saudável e se segue as normas e leis brasileiras. Ou seja, para verificar se não consta nenhuma irregularidade, pois as dívidas fiscais podem barrar a sua compra. 

Leia também: CNPJ irregular: Saiba a importância de regularizar o seu

Porque comprar com CNPJ é mais barato?

Mas, você pode estar se perguntando: “Porque comprar veículo com CNPJ é mais barato?” Bom, existem descontos para compras na pessoa jurídica em alguns itens como, por exemplo, mobiliário de escritório e outros itens que fazem parte da área de atuação do seu negócio. 

No caso dos veículos, o desconto existe porque o comprador fica livre de alguns impostos, como é o caso do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação).

Estes, são os principais impostos que costumam encarecer o preço dos veículos. Por conta disso, quando se tem a retirada deles, o valor sofre uma boa diminuição, e apresenta boas vantagens para o comprador PJ. 

De quanto é o desconto na compra de um veículo pelo CNPJ?

Pessoa entregando chave de um carro

Ao comprar veículo com CNPJ, os descontos podem sofrer uma boa variação, conforme já mencionamos anteriormente. Atualmente, eles podem ir de 2,5% a 30%, dependendo do valor do veículo escolhido, modelo, marca e quantidade. 

Além disso, o tipo de empresa também pode influenciar no valor da compra. Uma boa dica é conferir se existe a possibilidade de comprar de alguma locadora de veículos, pois eles costumam comprar em alto volume. 

Sendo assim, ao conseguir comprar veículo com CNPJ, não esqueça que as despesas com o automóvel serão operacionais, então deduzirão uma parte do imposto a ser pago referente ao faturamento.

Leia também: Comprar carro pelo CNPJ realmente vale a pena?

Abra o seu CNPJ com a AccountTech e tenha ainda mais benefícios!

Comprar veículo com CNPJ é um dos vários benefícios que você, como empreendedor e prestador de serviços PJ consegue usufruir com a abertura do seu CNPJ. E aqui na AccountTech, as vantagens são ainda maiores. 

Primeiro, porque você terá todas as facilidades de uma contabilidade digital integrada à sua conta bancária digital PJ grátis. Assim, fica bem mais fácil gerenciar tudo através da nossa plataforma. Além disso, no nosso plano anual, oferecemos a abertura do CNPJ gratuitamente. 

Quer ainda mais motivos para abrir o seu CNPJ conosco? Pois conheça o nosso Clube de Benefícios, que oferece descontos exclusivos nas melhores empresas do ramo de saúde, educação, tecnologia, concessão de crédito e muito mais. 

Para ter acesso a uma consultoria personalizada gratuitamente e entender se este é o momento ideal para abrir o seu CNPJ, entre em contato conosco pelo formulário abaixo! 

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts