Publicado em:
-
Atualizado em:
12/9/2023

Vantagens e desvantagens de abrir um MEI

Criado em 2008, o principal intuito do Microempreendedor Individual (MEI) é incentivar a formalização de trabalhadores informais que buscam se regularizar com a previdência social e também ter uma carga tributária reduzida, que era como um peso para esses contribuintes.

Hoje em dia, além de retirar da informalidade esses empreendedores, o MEI também é uma ótima modalidade para quem está iniciando uma empresa. Mas é importante salientar que, assim como qualquer modelo de negócio, este também possui suas vantagens e desvantagens.

Para você que ainda está na dúvida quanto abrir ou não um MEI, a seguir, iremos apontar as principais características a serem levadas em consideração se pretende iniciar um negócio.

Principais benefícios do MEI

Confira abaixo algumas das principais vantagens de ser MEI:

 

1 - Contribuição previdenciária

Ao se registrar no MEI, o empreendedor passa a ser contribuinte do INSS, tendo direito a: aposentadoria por idade; auxílios por doença; licença maternidade e demais benefícios da previdência social.

 

2 - Emissão de notas fiscais

Muitos clientes - como empresas, por exemplo - têm preferência por prestadores de serviços ou fornecedores de materiais que possuam CNPJ e possam emitir notas fiscais. Evitando, na maioria das vezes, a contratação de autônomos devido a carga tributária. Isso significa que, tornando-se MEI e emitindo notas, esse mercado também pode fazer parte dos seus clientes.

 

3 - Carga tributária reduzida

Dispondo de um valor baixo e fixo de tributação, o MEI é a melhor opção para quem está iniciando ou já iniciou sua empresa, e o faturamento ainda se enquadra em seus limites. Isso faz com que a carga tributária não seja um grande passivo no negócio, tendo em vista que o DAS representa menos de 1% do valor limite de faturamento.

 

4 - Contratação de funcionário

O microempreendedor individual pode contratar até um funcionário com salário mínimo ou piso da categoria. Desta maneira, quando seu negócio estiver em fase de crescimento, ainda no MEI, você poderá contratar seu primeiro colaborador para auxiliar no seu progresso.

 

5 - Participação em licitações

Tendo um CNPJ e sendo equiparado a uma empresa, o microempreendedor poderá participar de licitações com os mesmos benefícios que as ME e EPP.

 

6 - Facilidade na abertura

A formalização e abertura do MEI é muito rápida e simples de ser efetuada. E logo você tem seu CNPJ em mãos. Inclusive, a abertura do MEI e envio da primeira declaração deve ser efetuada gratuitamente pelos escritórios de contabilidade optantes pelo Simples Nacional.

Confira no nosso vídeo, como funciona para abrir um CNPJ como MEI:

 

Principais limitações e desvantagens do MEI

Assim como foi dito anteriormente, embora tenha muitas vantagens, o MEI também apresenta algumas características que podem ser vistas como desvantajosas. Por exemplo:

 

1 - Limite de faturamento

O MEI possui limite de faturamento de R$81.000,00 anualmente. Ou, em caso de abertura durante o ano, o limite é proporcional à quantidade de meses restantes do ano multiplicado por R$6.750,00.

 

2 - Tributação independente de faturamento

Diferente das demais empresas, que geralmente não possuem tributação quando não faturam, o MEI terá que pagar o tributo fixo independente de ter faturado.

 

3 - Impossibilidade de sociedade

O microempreendedor individual não poderá ter sócios. Pois, como o próprio nome diz, é uma atividade individual. Além desse ponto, o microempreendedor também não poderá participar do quadro societário de outras empresas.

 

4 - Contratação de apenas um funcionário

O MEI pode contratar apenas um funcionário. Isto é, se seu negócio exigir a contratação de mais de um funcionário, a modalidade MEI não será a indicada nesse caso. Isso porque, com o custo de mais de um colaborador e o limite de faturamento do MEI, talvez tal contratação não seja tão viável.

 

5 - Perda de direito a Seguro Desemprego

Se você atuar como microempreendedor individual e também tiver um emprego com contratação via CLT, ao ser desligado da empresa, não terá direito ao recebimento do seguro desemprego. Uma vez que está exercendo atividades e isso compreende como se tivesse uma fonte de renda.

 

Existe assessoria e gestão para o MEI?

Como pudemos observar, a modalidade MEI é um modelo muito interessante para pequenos negócios ou negócios em início de atividade, sendo uma forma de fomentar as atividades até então informais, e também ajudar novos negócios sem sobrecarregar tanto seu nascimento. 

Mesmo sem a obrigatoriedade de manter uma escrituração contábil, ter uma assessoria de contabilidade é de suma importância para o crescimento e, claro, controle do seu negócio. 

Pensando nisso, nós da AccountTech incluímos um pacote de baixíssimo custo para ajudar você a controlar seu negócio, bem como emitir notas fiscais, gerir resultados, entre outros.

Além disso, também oferecemos a formalização 100% grátis do seu MEI, e, quando chegar o momento em que seu negócio expandir e ultrapassar o limite de faturamento, iremos efetuar sua transformação em microempresa também gratuitamente. Isso mesmo! Você pagará apenas as taxas do governo.

Quer saber mais? Entre em contato conosco para se formalizar.


Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts