Publicado em:
5/9/2023
-
Atualizado em:
5/9/2023

Distribuição de Lucros ou Pró-labore? Entenda a diferença

Não entende se deve fazer a Distribuição de Lucros ou Pró-labore? Esses dois termos aparecem com certa frequência tanto para quem já está acostumado a empreender como também, para quem está iniciando no mercado. 

Afinal de contas, esses dois termos significam o mesmo? Existem diferenças entre eles? Qual é o melhor para a sua empresa e por qual optar? Ou seja, são muitas questões importantes para entender. 

Pensando em facilitar essa compreensão, trazemos aqui mais informações sobre a Distribuição de Lucros e o Pró-labore. Portanto, não deixe de acompanhar todos os tópicos até o final. 

O que é Distribuição de Lucros?

De forma mais simples, podemos dizer que, a Distribuição de Lucros é uma forma de remunerar os sócios, investidores e acionistas de uma empresa pela sua participação financeira, ou seja, capital investido na criação dela. 

Justamente por conta desse conceito, muitos confundem a Distribuição de Lucros com o Pró-labore. Porém, estes são pagamentos bem distintos um do outro. Principalmente, quando falamos sobre o tipo de tributação.

Como não existe uma Lei que determine a data da Distribuição de Lucros, ela deve ser definida já no Contrato Social da empresa. Dessa forma, ela pode ser anual, semestral, trimestral ou mensal.

Mas, quando ela não é definida no Contrato, é recorrente que ela seja feita após o fechamento do balanço da empresa, ou seja, uma vez ao ano. 

A Distribuição de Lucros é obrigatória?

Para responder a essa questão sobre a Distribuição de Lucros, é preciso avaliar alguns detalhes conforme o tipo de sociedade e os acordos que foram feitos através do Contrato Social. Dessa forma, o primeiro ponto está relacionado aos tipos societários.

Em empresas de Sociedade Limitada, a porcentagem do lucro que cada sócio deve receber é proporcional ao valor de sua cota de participação. Ou seja, quanto maior for a sua participação, maior será o valor recebido.

Agora, quando falamos da Distribuição de Lucros de uma Sociedade Anônima, ela dispõe que pelo menos 25% dos lucros da empresa obtidos no período de apuração devem ser repartidos entre os sócios.

Mas, vale ressaltar que existem casos em que os próprios sócios decidem que não haverá a divisão. E isso, é claro, também precisa estar registrado no Contrato Social, contendo, inclusive, informações de para onde este valor será destinado.

O que é o Pró-labore?

Diferente do que vimos na Distribuição de Lucros, o Pró-labore é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa. Este, deve ser calculado de forma que chegue a um pagamento justo pelo trabalho dos mesmos.

Sendo assim, o Pró-labore funciona como um “salário”, e é considerado uma despesa administrativa. Além disso, é através dele que o empresário pode, por exemplo, contribuir para a previdência. 

O Pró-labore é obrigatório, e em relação ao valor, ele deve ser definido entre os próprios sócios. Mas, por Lei, ele não deve ser menor do que 1 (um) salário mínimo vigente. Afinal, todas as atividades exercidas devem ser remuneradas.

Leia também: Pró-labore: Confira tudo o que você precisa saber

Qual é a diferença entre Distribuição de Lucros e Pró-labore?

Qual é a diferença entre Distribuição de Lucros e Pró-labore

Apesar de muitas pessoas falarem de Distribuição de Lucros e Pró-labore como se eles fossem coisas semelhantes, essa comparação não é correta. Para entender melhor isso, vamos retomar as suas definições.

O Pró-labore funciona como o “salário” dos sócios da empresa, e esse pagamento é feito de forma habitual e com valores pré-fixados de acordo com as atividades que cada um exerce no negócio. 

A não ser pelo MEI (Microempreendedor Individual), todas as empresas são obrigadas a realizar o pagamento do Pró-labore, não sendo inferior a um salário mínimo vigente e no qual incidem os impostos do IRPF e Contribuição Previdenciária (INSS).

Já a Distribuição de Lucros é referente a parcela a que cada sócio tem direito sobre os lucros da empresa em um determinado período. Ou seja, essa é a diferença entre a Distribuição de Lucros e o Pró-labore.

Vale lembrar que faturamento e lucro são coisas diferentes. Enquanto o primeiro é todo o valor obtido da venda de produtos ou serviços, o segundo é a quantia que sobra quando se subtrai todos os custos e despesas. Por conta disso, as parcelas da Distribuição de Lucros sempre vão apresentar valores variáveis.

Uma empresa pode ter Distribuição de Lucros e Pró-labore?

Sim! Uma mesma empresa pode ter Distribuição de Lucros e o Pró-labore. Para isso, é preciso que essas informações constem no Contrato Social da mesma. 

Um ponto importante é que, normalmente, a Distribuição de Lucro é feita anualmente, pois é quando é realizada a apuração do lucro anual e se calcula os ganhos. Assim, todos também podem receber valores mais significativos. 

Leia também: Para que serve o Capital Social? Saiba como definir o seu

Como a contabilidade pode te ajudar com essas decisões?

Após conferir todas essas informações sobre a Distribuição de Lucros e o Pró-labore, é importante lembrar que, para que tudo seja feito corretamente, é necessário ter o apoio de um profissional de contabilidade.

Afinal, se você ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, é ele que vai conseguir te orientar a respeito das melhores práticas para a sua empresa.

Isso porque ele vai investigar com atenção todos os aspectos do seu negócio, analisar as opções e te ajudar a tomar diversas decisões. Com isso, a sua empresa terá uma saúde financeira garantida, proporcionando o seu crescimento. 

Simplifique a sua contabilidade com a AccountTech!

Entender todos os detalhes contábeis como a Distribuição de Lucros e o Pró-labore não são as tarefas mais simples. Ainda mais quando você precisa cuidar da sua pessoa jurídica de perto, e não sobra muito tempo para pensar na contabilidade.

É por isso que a AccountTech se preocupa em oferecer planos que se encaixam na sua realidade, com um atendimento humanizado para esclarecer todas as suas dúvidas sempre que for necessário. 

Para falar com um de nossos consultores, realizar uma simulação gratuita e ainda abrir o seu CNPJ grátis, basta preencher o formulário disponível no final da página!

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts