Publicado em:
16/7/2021
-
Atualizado em:
18/9/2023

Entenda o que significa ‘Departamento Jurídico 4.0’

Embora seja considerada uma carreira tradicional, a atividade jurídica não está imune aos avanços tecnológicos, que culminou em grandes transformações e deu início ao chamado ‘Departamento Jurídico 4.0’ - em outras denominações, ‘Direito 4.0’ ou ‘Advocacia 4.0’.

A “Nova Advocacia” é um assunto que tem sido bastante abordado no meio jurídico, visto que os processos e operações, bem como a atuação dos profissionais em suas funções, estão mudando cada vez mais. Adaptar-se às novas tecnologias, a evolução do trabalho e praticidade nas atividades se tornou essencial para acompanhar a necessidade de modernizar. 

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Principais características do Departamento Jurídico 4.0

O que é Departamento Jurídico 4.0

A principal e mais importante característica da Advocacia 4.0 é que a tecnologia funciona como aliada e não substituta. As ferramentas digitais auxiliam no trabalho, automatizando tarefas burocráticas e otimizando o tempo. Além de aumentar a qualidade e reduzir custos. 

Veja abaixo mais algumas das características do Departamento Jurídico 4.0:


1 - Fácil acesso às informações

A digitalização das informações torna o conhecimento jurídico mais acessível e democratizado, originando novos modelos de negócio e novos jeitos de lidar com os clientes.


2 - Agilidade na resolução de conflitos

Na Advocacia 4.0, conflitos judiciais são vistos como desperdício de recursos e de tempo. A nova dinâmica demanda soluções ágeis e eficientes para as disputas que surgirem. Para isto, é indispensável apostar em soluções cada vez mais criativas para problemas e desafios.


3 - Velocidade na interpretação de problemas

Devido a facilidade no acesso ao conhecimento e o intenso fluxo de informações, ter rapidez para interpretar os problemas fez-se necessário, a fim de analisar fatos e dados na velocidade em que eles acontecem. E, sendo assim, criar soluções rápidas e originais para os problemas.

Em resumo, o Departamento Jurídico 4.0 pode ser caracterizado da seguinte forma:

  • Mais agilidade nos processos; 
  • Originalidade na resolução de problemas; 
  • Criatividade na forma de lidar com clientes e parceiros;
  • Digitalização das informações; 
  • Automação de processos e tarefas burocráticas; 
  • Novos modelos de negócio; 
  • Tecnologias disruptivas – como machine learning, inteligência artificial, etc.

Outro ponto que deve ser ressaltado é que o profissional, mais do que usufruir dos benefícios das ferramentas digitais, precisa desenvolver um mindset (mentalidade) para acompanhar e se ajustar a essa transformação. 

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Vantagens do Direito 4.0

Vantagens do Direito 4.0

A transição do modelo “tradicional” para o digital possibilita uma forma diferenciada de pensar e exercer a função. A capacidade de analisar grandes volumes de dados promove insights e melhora o andamento dos negócios com base em processos mais eficientes.

Nas atividades internas, o Direito 4.0 possibilita administrar com mais qualidade o departamento jurídico e estruturar de maneira mais assertiva as tarefas do dia a dia, economizando tempo. Este que significa maior liberdade para fazer planejamento estratégico.

Além disso, com a popularização do acesso a essas novas ferramentas, é possível usar soluções online para resolver conflitos. Mostrando-se uma alternativa para o sistema judiciário brasileiro constantemente sobrecarregado. 


A figura do advogado moderno na Advocacia 4.0

O que é Advocacia 4.0

O advogado moderno vai além da implementação da Advocacia 4.0. Ele precisa aprimorar tanto suas habilidades técnicas - chamadas de hard skills -, bem como suas habilidades interpessoais – as chamadas soft skills. Essa adaptabilidade garante seu sucesso profissional.

A tecnologia não trouxe somente a mudança para o digital, mas também a mudança de hábitos e de comportamentos, fazendo com que profissões e os profissionais tenham que se adequar aos novos modelos sociais. É preciso uma transformação completa de pensamento,  de atitude perante as tarefas diárias, de como se relacionar com os colegas e com os clientes. 

Por essa razão, como mencionado acima, o profissional deve criar um mindset (mentalidade) para acompanhar e se ajustar a essa transformação, que já aderiu todo o mercado jurídico.


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