Você sabe todos os detalhes sobre a abertura de um CNPJ para profissionais de T.I.? O mercado de trabalho passa constantemente por mudanças, o que, consequentemente, também reflete na forma de atuação de vários profissionais.
Se você é um profissional de T.I. e já recebeu uma proposta de alguma organização para trabalhar como profissional PJ ou então, tem vontade de abrir o seu próprio negócio, chegou ao lugar certo! Por isso, não deixe de acompanhar este conteúdo até o final.
Como é atuar como um profissional de T.I. PJ?
Quando falamos sobre o CNPJ para profissionais de T.I., temos que ter em mente que ele tem duas opções de atuar no mercado: a primeira, é através da contratação de alguma empresa, onde ele presta os seus serviços como uma pessoa jurídica. A segunda, é por meio da abertura do seu próprio negócio.
Quando o profissional de T.I. PJ escolhe o modo de contratação, ele tem a possibilidade de prestar os seus serviços de forma remota, sem possuir nenhum tipo de vínculo empregatício. Além disso, ele pode prestar serviços para mais de uma pessoa ou local.
Já quando o CNPJ para profissionais de T.I. é aberto com a intenção de criar uma empresa, o profissional deve estar ciente de que ele será o seu próprio gestor. Ou seja, ele terá que criar a sua cartela de clientes e cuidar de todos os detalhes em relação a isso.
Qual é a melhor modalidade empresarial para o profissional de T.I.?
Existem diversas modalidades empresariais que o CNPJ para profissionais de T.I. pode utilizar. Portanto, cabe a ele escolher qual delas vai atender melhor às necessidades do dia a dia, considerando as atividades que ele precisa realizar.
Porém, vale ressaltar que os profissionais que trabalham na área de tecnologia da informação não podem escolher a modalidade empresarial MEI. Dessa forma, para entender todos os detalhes sobre este assunto, vamos falar sobre as opções disponíveis logo abaixo:
Empresário Individual (EI)
Ao escolher a opção de empresário individual, o profissional de T.I. PJ precisa saber que esta modalidade é direcionada para as microempresas e as empresas de pequeno porte. Isso porque o seu limite máximo de faturamento anual é de R$360.000,00 para Microempresa (ME) ou então, de R$4,8 milhões como Empresa de Pequeno Porte (EPP).
Além disso, a empresa só pode ser composta por uma única pessoa, não podendo haver sócios. Aqui, a pessoa jurídica não é separada da pessoa física, o que significa que é o próprio empresário que responde por todas as ações da pessoa jurídica.
Sociedade Limitada (LTDA)
Esse é o tipo de natureza jurídica em que é necessário que duas ou mais pessoas se juntem para abrir o CNPJ. Sendo assim, cada sócio é responsável por sua parte na cota, mas todos respondem pela integralização do capital social.
Além disso, as contas pessoais dos sócios são separadas da companhia. Dessa forma, é possível proteger o patrimônio de cada um caso a empresa entre em um processo de falência, dissolução ou então, rompimento da sociedade.
Vale ressaltar também que existe um tipo de empresa LTDA que não precisa de sócios, é a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
Leia também: Regime tributário: O que é e como escolher o seu
Vale a pena abrir um CNPJ para profissionais de T.I.?
Ainda tem dúvidas sobre quais são as vantagens em abrir um CNPJ para profissionais de T.I. ou então, gostaria de saber em detalhes todos os benefícios? Acompanhe os tópicos logo abaixo:
- Economia de impostos: Normalmente, os profissionais de T.I. recebem remunerações mais elevadas, e como CLT as taxas pelo Imposto de Renda são de 27,50%. Enquanto com o CNPJ no Simples Nacional, os impostos tem uma tributação inicial de 6%;
- Mais oportunidades de trabalho: Boa parte das empresas dão preferência na contratação de profissionais de T.I. como PJs por conta da economia com os encargos trabalhistas e benefícios na folha de pagamento. Em contrapartida, o profissional também consegue ter acesso a salários maiores;
- Flexibilidade e autonomia: Ao trabalhar como PJ, o profissional de T.I. tem mais autonomia em suas decisões e também, pode estabelecer o seu próprio horário de trabalho;
Os profissionais de T.I. podem escolher quais CNAEs?
O CNPJ para profissionais de T.I., após aberto, precisa ter os seus CNAEs escolhidos. No caso, esta área tem muitas possibilidades que atendem as mais diversas atividades. Confira:
- 6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação;
- 6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação;
- 6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda;
- 6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação;
- 6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis;
- 4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática;
Para não errar na escolha do CNAE, o profissional de T.I. deve procurar pela orientação de um contador ou de um escritório de contabilidade. Assim, o profissional evita problemas futuros por conta de não estar com as atividades adequadas.
Leia também: Aprenda como consultar dívidas e pendências fiscais no CNPJ
Profissional de T.I. abra o seu CNPJ com a AccountTech
Abrir CNPJ para profissionais de T.I. pode ser mais fácil, prático e simples do que você imagina. Isso, com o apoio de uma contabilidade especializada, que entende e atende as suas reais necessidades.
Aqui na AccountTech, você tem direito a uma consultoria gratuita, e a abertura do CNPJ é grátis no plano anual. Além disso, oferecemos diversas vantagens através do nosso Clube de Benefícios com empresas que são referência no mercado.
Entre em contato com um de nossos consultores através da nossa página exclusiva para profissionais de T.I. e conheça tudo o que a AccountTech pode oferecer para você!