Publicado em:
16/8/2022
-
Atualizado em:
2/4/2024

CNPJ para corretor de imóveis: Saiba como e onde abrir

A abertura de um CNPJ para corretor de imóveis traz grandes vantagens para estes profissionais. Se você é um deles, já deve ter se perguntado como a formalização da sua profissão pode influenciar na sua carreira no mercado imobiliário. 

Afinal, a corretagem de imóveis é uma área que está constantemente em alta, e quando a economia vai bem, acontecem as negociações de imóveis para aumentar o capital investido. 

Dessa forma, abrir o CNPJ para corretor de imóveis permite alcançar outras faixas do mercado exclusivas para pessoas jurídicas, seja em alguma imobiliária, construtora ou então, abrindo a sua própria imobiliária. Acompanhe, a seguir, mais detalhes sobre o assunto.

O CNPJ para corretor de imóveis pode ser MEI?

Ao iniciar a abertura de um CNPJ para corretor de imóveis, vários detalhes precisam ser decididos. E com isso, uma das maiores dúvidas nesse momento é se o corretor pode ser MEI (Microempreendedor Individual). A resposta é que não, o corretor não pode ser MEI

Isso acontece porque, de acordo com a legislação vigente, o MEI é destinado apenas para aqueles que não têm a atividade regulamentada. E no caso dos corretores de imóveis, a regulamentação se dá através do CRECI. 

Dessa forma, mesmo que não tenha um CNPJ para corretor de imóveis, ainda é preciso ter o CRECI de pessoa física para regulamentar a sua profissão. Caso abra o seu CNPJ, também será necessário possuir o CRECI para pessoa jurídica.

Leia também: Conheça as áreas de atuação do corretor de imóveis e como a contabilidade pode ajudá-las

Saiba como abrir um CNPJ para corretor de imóveis

Homem corretor de imóveis segurando papéis

Embora o CNPJ para corretor de imóveis não possa ser MEI, existem outros tipos de regimes disponíveis para este profissional. O ideal, é poder contar com o auxílio de uma boa contabilidade para avaliar cada caso individualmente para tomar as melhores decisões.

Com isso, o corretor conta com opções interessantes. O primeiro passo é escolher a natureza jurídica, que pode ser a LTDA (Sociedade Limitada), SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) ou o EI (Empresário Individual). Caso escolha o SLU ou EI, ele não pode ter sócios. 

Depois, o próximo passo do CNPJ para corretor de imóveis é o regime de tributação, que pode ser o Simples Nacional, Lucro Presumido, ou então, Lucro Real. Sendo assim, o pagamento dos impostos vão ser feitos conforme o faturamento e as alíquotas aplicadas ao porte da empresa.

Leia também: Vale a pena abrir CNPJ com CRECI Jurídico?

Como funcionam os impostos para o corretor de imóveis?

Como você deve suspeitar, ao abrir um CNPJ para corretor de imóveis os impostos mudam completamente. Afinal, você deixa de prestar serviços como pessoa física e passa a atuar como uma pessoa jurídica, ou seja, como uma empresa. Veja em mais detalhes:

Impostos para o corretor de imóveis pessoa física

Antes de abrir o CNPJ para corretor de imóveis, é comum que o profissional trabalhe como pessoa física. Com isso, ele precisa seguir alguns pontos que podem ser um pouco mais trabalhosos.

Isso porque, quando o corretor de imóveis presta serviços para uma pessoa jurídica como, por exemplo, uma imobiliária ou construtora, ele precisa receber através do RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), que é um recibo obrigatório para formalizar a prestação de serviços temporários para empresas.

Outro ponto, é informar os ganhos ao Governo através do preenchimento do Carnê Leão, que são obrigatórios para formalizar a prestação de serviços quando o corretor de imóveis não possui CNPJ e está prestando serviços diretamente para outra pessoa física.

‍‍Além disso, para atuar de forma legal, a maioria dos municípios exige ainda que o corretor de imóveis se cadastre na prefeitura de sua cidade para realizar o recolhimento do ISS (Imposto sobre Serviços). 

Em uma estimativa, no recolhimento de todos os seus impostos, o corretor de imóveis pessoa física paga cerca de 30 a 40% de impostos sobre os seus rendimentos. Veja a seguir as alíquotas dessa opção:

  • Até 27,5% de imposto de renda. Se tiver rendimentos mensais maiores que R$4.664,68 (respeitando a tabela de deduções vigente);
  • De 2 a 5% ou valor fixo de ISS, varia dependendo do município;
  • 20% de INSS.

Impostos para o corretor de imóveis PJ

Agora, quando o profissional do mercado imobiliário realizar a abertura do seu CNPJ para corretor de imóveis, tudo fica bem mais simples, pois ele passa a comprovar os seus recebimentos através da emissão de uma Nota Fiscal, o que contribui para a redução drástica da porcentagem paga em impostos. 

Sendo assim, a contribuição do corretor de imóveis PJ no regime tributário do Simples Nacional é bem mais simplificada, prática e econômica. Veja:

  • A partir de 6% no Simples Nacional (já incluso ISS e demais impostos da empresa) sobre a comissão;
  • INSS: 11% sobre o Pró-labore. 

Com isso, a PJ do corretor de imóveis precisará pagar a ele mesmo (pessoa física) um “salário” pelo trabalho em sua própria empresa. E então, para esse “salário” é dado o nome de pró-labore, que deve ser de, no mínimo, um salário mínimo vigente.

Como o pró-labore é um ganho da pessoa física, ele precisa pagar impostos sobre esse valor. No entanto, a grande vantagem é que a contribuição é de apenas 11% sobre este valor.

E, é claro, não podemos esquecer que com um CNPJ para corretor de imóveis, as alíquotas passam a ser a partir de 6% com o Fator R, contra de até 27,5% como pessoa física. Ou seja, é uma grande redução no pagamento de impostos. 

Caso queira realizar uma simulação personalizada de como seria abrir o seu CNPJ para corretor de imóveis, você pode entrar em contato com um de nossos consultores pelo formulário no final da página ou então, utilizar a nossa calculadora de impostos para corretores de imóveis

Para que você possa entender mais sobre as diferenças e as vantagens em abrir o seu CNPJ para corretor de imóveis ou continuar como pessoa física, assista ao nosso vídeo completo logo abaixo:


Qual é o melhor CNAE para o CNPJ do corretor de imóveis? 

A melhor CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) a utilizar no CNPJ para corretor de imóveis é o 6821-8/01 – Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis, que compreende a principal atuação do corretor. 

Neste código, estão incluídas atividades de agente imobiliário, avaliação de imóveis, compra e venda de imóveis de terceiros, intermediação na compra e venda de imóveis, entre outras descrições. 

Outras opções que também podem ser incluídas são o 6821-8/02 – Corretagem no aluguel de imóveis. Para entender quais são as melhores atividades, o ideal é realizar uma análise personalizada, e pensar quais são as necessidades que deseja atender como pessoa jurídica.

Vantagens de obter o CNPJ para corretor de imóveis

Casal, homem branco com cabelos pretos e mulher branca com cabelos loiros olhando planta de imóvel com corretora de imóveis que está de costas na imagem

Um CNPJ para corretor de imóveis pode trazer muitas vantagens para o profissional da área. A mais notória delas, é a possibilidade de realizar a emissão de notas fiscais e abrir uma conta corrente de pessoa jurídica. Além disso, o profissional também:

  • Pode utilizar um nome fantasia;
  • Ter redução significativa nos valores dos impostos;
  • Ter descontos exclusivos para pessoa jurídica;
  • Benefícios exclusivos do CRECI para CNPJ;
  • Descontos em planos de saúde, linhas de crédito diferenciadas, descontos em automóveis, dentre outros;
  • Oportunidade de contratar seus próprios corretores para aumentar as suas vendas;
  • Possibilidade de abrir a sua própria imobiliária;
  • Aperfeiçoamento da sua imagem como profissional do mercado imobiliário;
  • Percentuais mais atrativos na questão tributária;
  • Mais facilidade na solicitação de financiamentos, crédito e incentivos bancários;

Dessa forma, ao abrir o seu CNPJ para corretor de imóveis, são várias as vantagens que estarão disponíveis no dia a dia desse profissional. Com isso, existem mais oportunidades de aumentar a renda mensal. 

Está na dúvida se este é ou não o momento certo para abrir o seu CNPJ para corretor de imóveis? Nós da AccountTech desenvolvemos uma calculadora perfeita que vai te ajudar a tirar essa dúvida! 

Acesse a nossa calculadora e faça a sua simulação personalizada baseada na sua renda média mensal. 

Leia também: É seguro para o corretor contratar uma contabilidade digital?

Abra o seu CNPJ para corretor de imóveis grátis com a AccountTech 

Agora que você já entendeu os principais pontos sobre como o CNPJ para corretor de imóveis funciona e a sua importância para o profissional, está na hora de saber onde você pode realizar a abertura com facilidade e segurança.

Na AccountTech, oferecemos em nosso plano anual a abertura do CNPJ grátis, junto com todos os nossos serviços contábeis que podem ser feitos através da plataforma integrada com a conta digital PJ também gratuita. 

Quer saber como todas as nossas soluções se encaixam para você? Entre em contato através do chat ou então, preencha o nosso formulário e realize uma simulação personalizada e totalmente gratuita e sem compromisso com um de nossos consultores!

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts