Publicado em:
21/2/2023
-
Atualizado em:
28/8/2023

Segunda via de Nota Fiscal eletrônica: Saiba como obter

É bem provável que você já tenha necessitado da segunda via de Nota Fiscal Eletrônica. Afinal, no dia a dia, muitos documentos e arquivos podem se perder por conta de vários fatores. E então, vem essa necessidade de encontrar uma segunda alternativa. 

A Nota Fiscal é um documento muito importante para qualquer empresa e por isso, o ideal é que elas sejam arquivadas em segurança, onde possam ser posteriormente consultadas sem nenhum problema. 

Neste artigo, vamos lhe mostrar como conseguir a segunda via de Nota Fiscal eletrônica, como ela funciona, entre outros detalhes sobre o assunto. Por isso, não deixe de acompanhar todos os tópicos até o final. 

O que é a segunda via de Nota Fiscal Eletrônica?

A segunda via de Nota Fiscal eletrônica (NF-e) é apenas uma cópia do documento fiscal que já foi emitido e armazenado de forma eletrônica. Este é um documento obrigatório para todos os CNPJs que realizam operações comerciais no território nacional. 

Normalmente, o destinatário da venda ou prestação de serviço pede a segunda via da Nota quando acontece alguma coisa com o documento original. Ou seja, quando ele é perdido, danificado ou, então, não foi entregue. 

Vale dizer que a segunda via de Nota Fiscal eletrônica deve ter os mesmos dados do documento original. Sendo eles:

  • Dados do comprador;
  • Local;
  • Dados da empresa contribuinte;
  • Data e hora;
  • Cálculo dos impostos;
  • Produto vendido ou serviço prestado;
  • Transportadora.

Leia também: Nota fiscal: qual a sua importância e quando emitir

Qual é a diferença entre a NF-e e a NFS-e?

Para cada tipo de operação, existem Notas fiscais diferentes. Enquanto a segunda via de Nota Fiscal eletrônica vai exibir as informações de uma venda de produtos, a NFS-e vai exibir detalhes de uma prestação de serviços. 

Um mesmo local pode emitir os dois tipos de Notas quando realizam as duas atividades. Por exemplo, se você foi em uma loja de eletrônicos e comprou um aparelho, é emitida uma NF-e. Mas, se foi feito um concerto no aparelho, é emitida uma NFS-e. 

Por fim, a última grande diferença está no órgão que emite, cadastra e valida as Notas, o que interfere diretamente na velocidade e tributação dos processos. A NF-e é pela Secretaria da Fazenda, SEFAZ, e a NFS-e é transmitida pelas Prefeituras, por meio do Recibo Provisório de Serviços (RPS). 

Onde conseguir a segunda via de Nota Fiscal eletrônica?

Para conseguir a segunda via de Nota Fiscal eletrônica, ou seja, a de uma compra de produtos, existem alguns caminhos. O primeiro deles é com quem a emitiu. Ou seja, você pode pedir para o estabelecimento de onde você adquiriu o produto. 

Normalmente, essa solicitação é algo bem simples para as empresas, e você não deve passar por dificuldades. Afinal, os estabelecimentos devem manter obrigatoriamente, por Lei, as Notas fiscais de pelo menos 5 anos após a emissão armazenadas em um local seguro. 

Um ponto importante sobre a segunda via de Nota Fiscal eletrônica é que ela não pode ser cobrada, pois a empresa não tem nenhuma despesa com a nova emissão da Nota. Se alguma cobrança for feita, saiba que você está segurado por prática abusiva segundo o CDC

Leia também: É possível fazer emissão de nota fiscal em nome de terceiros?

Não consegui a Nota com o estabelecimento. E agora?

Se por algum motivo a solicitação da segunda via da Nota Fiscal eletrônica para o estabelecimento emissor foi complicada, você ainda pode recorrer a alguns locais como, por exemplo, o seu e-mail. 

Boa parte das empresas já realizam a emissão das Notas fiscais e as enviam no mesmo instante para os e-mails cadastrados. Por isso, verifique a sua caixa de entrada, spam e lixeira. Para ajudar na busca, você pode utilizar algumas palavras-chave como nome da empresa ou Nota Fiscal. 

Busque no site da Secretaria da Fazenda ou da Prefeitura

segunda vida de nota fiscal eletrônica portal da secretaria da fazenda

Caso não tenha conseguido a segunda via de Nota Fiscal eletrônica com o emissor, outra alternativa é buscar a Nota pelo site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) para as Notas de produtos ou então, no site das Prefeituras para as Notas de serviço. 

Para consultar a Nota, basta inserir a chave de acesso dela, este código contém 44 dígitos numéricos, e pode ser encontrado facilmente na Danfe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), este é um documento que acompanha o produto. 

Mas, se você não tiver esse documento e também não conseguir contato com o fornecedor, será necessário entrar em contato com o Sefaz. Mas, nesse caso, é preciso ter um certificado digital

Por fim, no caso da NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) é necessário entrar no portal da Prefeitura da empresa prestadora. Saiba que cada local pode pedir informações diferentes para a consulta da Nota Fiscal, mas geralmente eles são:

  • CNPJ do prestador;
  • Código de verificação;
  • Número da NFS-e.

Qual é a importância de guardar uma Nota Fiscal?

Os motivos de manter esse documento vão além de precisar da segunda via de Nota Fiscal eletrônica. Isso porque é por meio delas que é possível comprovar a entrada e saída de produtos, bem como o pagamento de determinados impostos. 

Segundo a LEI Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966, essas documentações devem ser guardadas por, no mínimo, 5 anos, seja as Notas Fiscais emitidas ou recebidas. Além disso, um excelente motivo é para servir como garantia de um produto. 

Leia também: Não emitir nota fiscal é crime? Entenda o que acontece

Tenha o controle das suas Notas Fiscais com a AccountTech 

Cansado de precisar da segunda via de Nota Fiscal eletrônica dos serviços que você presta? Na AccountTech, a sua gestão financeira é facilitada graças a nossa plataforma online, que você pode acessar de qualquer lugar e a qualquer momento. 

Na nossa aba de Notas Fiscais, você consegue emitir, visualizar e cancelar as suas Notas, caso seja necessário. Assim, fica bem mais simples acompanhar todas as movimentações financeiras do seu CNPJ.

Mas, as vantagens da AccountTech não param por aí. Com o nosso plano anual, você também tem a abertura do seu CNPJ grátis! E ainda, conta com o nosso Clube de Benefícios exclusivo, com várias empresas parceiras. 

Conheça tudo o que a AccountTech pode fazer para facilitar o seu dia a dia. Entre em contato com um de nossos consultores através do formulário disponível logo abaixo:

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts